Enem tem inicio com intensa movimentação de estudantes no Amazonas
A expectativa é que cerca de 100 mil estudantes estejam participando do certame no estado, segundo o Inep. A prova, realizada nos dias 3 e 10 de novembro, é a principal forma de acesso ao Ensino Superior.
No Amazonas, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram início às 12h30 (horário local) deste domingo (3). Quase 100 mil estudantes do estado estão inscritos no certame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os portões para o primeiro dia de provas foram abertos às 11h. A Universidade Nilton Lins, na Zona Centro-Sul de Manaus, é um dos locais de prova com maior concentração de estudantes do Amazonas e, lá, a movimentação foi intensa.
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A informação foi divulgada no começo da tarde deste domingo, 3, por Camilo Santana, titular do Ministério da Educação (MEC). Neste ano, cerca de 4,3 milhões de candidatos fazem a prova.
A Lei 10.639/2003 determina a inclusão de história e cultura africanas no currículo escolar, mas ainda há dificuldades na abordagem do tema em várias etapas de ensino. Pesquisa realizada no ano passado mostrou que sete em cada dez secretarias municipais de Educação realizam pouca ou nenhuma ação para implementar esse conteúdo.
O debate sobre a valorização da herança africana tem crescido no Brasil nos últimos anos, assim como as discussões sobre estratégias para superar o racismo e as desigualdades.
A proposta une as dimensões do passado e de hoje e é preciso observar o histórico colonial escravocata brasileiro, segundo Sérgio Paganim, professor de Redação do Curso Anglo. “Temos uma perspectiva de análise histórica do problema. Entretanto, fala de valorização, um desafio no presente. É importante que o candidato direcione o seu olhar para o presente, para as razões e os efeitos da valorização não ser como deveria, de ser aquém do necessário.
Além da redação, os candidatos fazem neste domingo, 3, as provas de Linguagens e Ciências Humanas. Os exames começaram a ser aplicados às 13h30 e o horário limite para conclusão é às 19h.
A segunda parte do Enem, com questões de Ciências da Natureza e Matemática, acontece no próximo domingo, 10.