Pesquisa Atlas dá empate técnico entre David Almeida e Capitão Alberto Neto na disputa pela prefeitura de Manaus

O extrato registra David com 50,8% e Alberto Neto, 49,2%; o levantamento trata de votos válidos, ou seja, excluindo-se do cálculo os indecisos, brancos e nulos. Por conseguinte, o cenário eleitoral na capital do Amazonas está indefinido, margem de erro é de três pontos porcentuais
Pesquisa AtlasIntel sobre o cenário eleitoral em Manaus divulgada nesta terça-feira, 22, aponta que a disputa pela prefeitura da capital do Amazonas segue indefinida a cinco dias do segundo turno das eleições 2024. O atual prefeito da cidade, David Almeida (Avante), registra 50,2% de intenções de voto, enquanto o deputado federal Capitão Alberto Neto, do PL, tem 48,7%, mas contando com brancos e nulos e indecisos.
Os índices se referem aos votos totais. Em votos válidos, ou seja, excluindo-se do cálculo os indecisos, brancos e nulos, Almeida registra 50,8% e Alberto Neto, 49,2%.
Como a margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais, os dois estão empatados tecnicamente. Já 0,9% pretende votar branco ou nulo, e 0,2% do eleitorado está indeciso.
A AtlasIntel realizou 1.217 entrevistas virtuais com eleitores de Manaus entre os dias 15 e 20 de outubro. A margem de erro é de três pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo AM-00587/2024.
Em relação ao levantamento anterior, divulgado em 14 de outubro, Alberto Neto oscilou 0,8 ponto porcentual para baixo e Almeida, 2,2 pontos porcentuais para cima. Oscilar significa variar numericamente, mas dentro da margem de erro. Brancos, nulos e indecisos oscilaram de 2,5% para 1,1%.
Imagem dos candidatos
A pesquisa Atlas também mediu a percepção de imagem de líderes políticos em Manaus. O prefeito David Almeida é avaliado positivamente por 49% dos entrevistados, enquanto 46% possuem uma imagem negativa do mandatário e 5% não souberam responder. Alberto Neto, por sua vez, é visto de forma positiva por 48%, com 43% de menções negativas e 10% que não souberam responder.