Ir para o conteúdo
Destaque

Fiéis pernoitam em frente à Catedral Metropolitana de Belém para o Círio 2024

As estações da corda, que é um dos maiores símbolos do Círio de Nazaré, começaram a chegar por volta de 5h45 em frente à Catedral Metropolitana de Belém, de onde parte a principal das 14 procissões da festividade. Os romeiros, muitos que estão desde o Traslado na noite de sábado, 12, vivem a expectativa para o início da romaria e o pagamento de promessas.

Centenas de fiéis de Nossa Senhora de Nazaré passaram a noite em frente à Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha, depois da Trasladação, que ocorreu na noite de sábado, 12, em Belém. Outros, chegaram ainda de madrugada para participar do início da 232ª edição da festividade. Nem mesmo a idade e o cansaço físico são empecilhos para a demonstração de fé dos romeiros.

A aposentada Sônia Moraes, de 65 anos, chegou em frente à Catedral às 23h de sábado para aguardar o início do Círio. Ela já participa desta forma há vários anos. Segundo Sônia, foi a maneira que ela encontrou de continuar pagando sua promessa, mesmo depois de atingir certa idade. Ela agradece pela cura de câncer.

Ainda antes do começo da Missa que antecede a grande procissão, os presentes iniciaram a reza de um terço com o leigo da Catedral, Carlos Soares, durante a preparação espiritual dos devotos. A Imagem de Nossa Senhora de Nazaré segue exposta em um relicário num palco montado em frente à Sé.

As estações da corda, que é um dos maiores símbolos do Círio de Nazaré, começaram a chegar por volta de 5h45 em frente à Catedral Metropolitana de Belém, de onde parte a principal das 14 procissões da festividade. Os romeiros, muitos que estão desde o Traslado na noite de sábado, 12, vivem a expectativa para o início da romaria e o pagamento de promessas.A corda do Círio foi feita, pelo segundo ano consecutivo, totalmente no Pará, a partir de uma composição de fibras de malva e juta, todas elas cultivadas na região Amazônica.As estações da corda do Círio são estruturas de duralumínio que ajudam a dar ritmo e tração à corda durante as romarias. Elas são divididas em cinco estações e em cada uma delas estão os “Evangelizadores da Corda”, que estimulam os romeiros com orações, cânticos e palavras de ordem.A previsão da Arquidiocese de Belém é que o Círio iniciem, oficialmente, às 7h. No ano passado, a missa que antecede a procissão terminou bem a tempo. A expectativa é que a romaria comece sem atrasos.

Receba mensagem no WhatsApp