Suframa

Suframa participa da comemoração aos 30 anos da Uninorte no Teatro Amazonas

Manaus: 23/9/2024-Fotos: Daly Ruiz/Uninorte

Desde 2004, a instituição tem se constituído numa grande formadora de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, inclusive, no fornecimento de mão de obra qualificada para empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Em solenidade realizada nesta segunda-feira (23) à noite, no Teatro Amazonas, a Suframa participou da sessão solene em comemoração aos 30 anos de fundação do Centro Universitário do Norte (Uninorte) na cidade de Manaus. Desde 2004, a instituição tem se constituído numa grande formadora de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, inclusive, no fornecimento de mão de obra qualificada para empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Durante o evento – que teve a presença do reitor, Iyad Amado -, diversas autoridades, entre eles o superintendente das Suframa, Bosco Saraiva, foram homenageadas com a “Comenda Uninorte 30 anos”, entregue pelo fundador e presidente do Conselho de Administração do “Grupo Ser Educacional”, mantenedor do Uninorte, José Janguiê Diniz.

No início das atividades, em 1994, o Uninorte contava apenas com os cursos de Tecnologia em Processamento de Dados e Turismo, do Instituto Manauara de Ensino Superior (Imes), e o curso de Administração com ênfase em Análise de Sistemas, do Instituto Amazonense de Ensino Superior (Iames).

Atualmente, a instituição, que já foi conhecida pelo nome fantasia de Faculdades Objetivo, divide-se em dez unidades acadêmicas localizadas no Centro da cidade, uma no Manaus Plaza Shopping e outra na zona Norte da capital amazonense.

Ao todo são 87 cursos (11 de EAD), sendo 52 de bacharelados em funcionamento; dez cursos de Licenciatura e 25 Cursos Superiores de Tecnologia, distribuídos em quatro escolas distintas: Exatas, Ciências da Saúde, Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

“O Uninorte tem sido referência na formação intelectual e, principalmente, na qualificação de profissionais para atuação na Amazônia. Muitos deles são absorvidos pelas empresas do Polo Industrial, constroem uma carreira de sucesso e fazem parte da exitosa história em que se tornou o projeto Zona Franca de Manaus. Então, o momento é de celebração, por tudo o que o Uninorte fez e ainda há de fazer pela região e o Pais”, destacou o superintendente Bosco Saraiva, acompanhado no evento pelos superintendentes-adjuntos Frederico Aguiar (Executivo) e Leopoldo Montenegro (Projetos).

Fortalecimento

O Uninorte tem participado de projetos e programas relevantes desenvolvidos pela Suframa. No último dia 14, por exemplo, a Autarquia possibilitou a ida de um grupo de alunos e professores dos cursos de Logística e Administração às instalações do Porto Chibatão em Manaus. Na visita, proporcionada por meio do programa “Zona Franca de Portas Abertas”, os acadêmicos percorreram parte do complexo logístico e receberam informações importantes sobre o funcionamento do investimento privado.

Para o próximo mês de novembro, a Suframa planeja ir até uma das unidades do Uninorte para realizar uma ação do projeto ‘Suframa nas Universidades”, que foi retomado no último dia 17 e busca capacitar estudantes de nível superior sobre o papel da Autarquia e a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para o desenvolvimento regional e nacional, especialmente nas áreas econômica, social e ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp