Manaus

Temperatura em Manaus bate recorde: 38ºC na hora do almoço

Previsão do Inmet aponta que a alta temperatura deve continuar nos próximos dias

A capital amazonense registrou 38ºC, na tarde desta quarta-feira (11). A marca fez o dia ser o mais quente do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Às 13h, a temperatura registrada pelo sistema de monitoramento foi de 38ºC. Anteriormente, o recorde era do último domingo (8), quando o Inmet apontou que a temperatura na capital amazonense atingiu a marca de 37,8ºC.

Segundo a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, a previsão é que a temperatura permaneça alta na capital amazonense nos próximos dias.

“A previsão ainda indica tempo muito quente e com pouca chances de chuvas. É provável que as temperaturas se mantenham em torno de 38ºC nos próximos dias”, destacou a profissional.

Onda de calor

Esse calor excessivo já era aguardado por especialistas, já que na terça=feira (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou dez estados brasileiros em alerta máximo para uma onda de calor.

Partes das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte são as mais atingidas e devem enfrentar dias bem quentes, mesmo com uma nova frente fria prevista para os próximos dias.

As temperaturas devem ficar acima da média em quase todo o país. Em alguns municípios, os termômetros devem registrar mais de 40°C. Os estados atingidos pela onda de calor são:

Amazonas (Norte);

Rondônia (Norte);

Minas Gerias (Sudeste);

Rio de Janeiro (Sudeste);

São Paulo (Sudeste);

Paraná (Sul);

Mato Grosso (Centro-Oeste);

Goiás (Centro-Oeste);

Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste);

Paraná (Sul).

O órgão do governo analisa as informações meteorológicas e classifica os resultados em três categorias: alerta amarelo para perigo potencial, alerta laranja para perigo, e alerta vermelho, a mais grave, que indica grande perigo e é onde se encontram os estados mencionados.

Os alertas preveem que as regiões permanecem nessa classificação, pelo menos, até sexta-feira (13). Além disso, o Inmet também colocou 17 estados em alerta laranja para qualidade ruim do ar, que pode influenciar negativamente a respiração das pessoas e agravar doenças respiratórias.

Atualmente, o Brasil está sob a influência de uma massa de ar extremamente seco e quente, o que, além do calor intenso, traz baixa umidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp