Últimas Notícias

Domingo em Manaus sob fumaça das queimadas na região Metropolitana e no Sul do Amazonas

Enquanto isso, outra parte do Amazonas enfrenta ‘friagem’ como é o caso de Lábrea e Boca do Acre com média de 15 graus.

Manaus amanheceu novamente encoberta por fumaça neste domingo (11). Segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), alguns bairros da capital amazonense registraram a qualidade do ar considerada “muito ruim”.

No sábado (10), a capital amazonense registrou o mesmo problema desde as primeiras horas da manhã em diferentes zonas da cidade.

Conforme a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a causa da nuvem de fumaça é, principalmente, pelas queimadas que acontecem no Sul do Amazonas.

Para ser considerado de boa qualidade, o ar precisa medir entre 0 e 25 μm/m³ (micrómetro por metro cúbico de AR). Por volta das 13h deste domingo, o bairro Vila Buriti, na Zona Sul de Manaus, apresentava a qualidade do ar em 116.2 μm/m³, o pior índice na capital neste domingo.

Além dele, os bairros Crespo, Cachoeirinha, Centro e Japiim, todos na Zona Sul, Coroado, na Zona Leste, Alvorada, na Zona Centro-Oeste, Compensa, na Zona Oeste, Parque 10 de Novembro e Chapada, na Zona Centro-Sul, e também comunidades ao longo da BR 174 também apresentavam uma concentração de poluição considerada “muito ruim” na escala de medição.

A Defesa Civil informou que uma frente fria chegou ao sul do estado e mudou a rota dos ventos, levando a fumaça das queimadas para a região metropolitana.

Moradores do interior do Amazonas  experimentaram temperaturas atípicas desde sábado (10), contrastando fortemente com o calor e a fumaça que assolam a capital Manaus. O fenômeno, conhecido popularmente como ‘friagem’, está sendo causado por uma frente fria que avança sobre as regiões Sul e Sudeste do Brasil e tem trazido temperaturas mais amenas para o interior amazonense.

O meteorologista Djanir Sales explica que essa frente fria é causada por uma massa de ar polar que avançou sobre o Sul e Sudeste do país e vem agindo desde o dia 7 deste mês. A previsão, segundo ele, é que a frente fria se mantenha até a próxima quarta-feira (14), com queda maior de temperatura nos dias 12 e 13, nas regiões mais ao sul do país.

No Amazonas, a friagem começou a ser sentida a partir deste sábado (10), especialmente nos municípios do sul do estado, como Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus) e Boca do Acre (a 1.026 quilômetros da capital). Nesses municípios, as temperaturas caíram de forma significativa, proporcionando um alívio momentâneo aos moradores que estão mais acostumados com o tempo quente e úmido.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município de Boca do Acre, por exemplo, estava com  previsão para este domingo (11) de temperatura mínima de 15ºC e máxima de 33ºC, assim como o município de Lábrea, com previsão de temperatura mínima de 15ºC e máxima de 35ºC.

Mas há relatos de friagem também de moradores de municípios mais próximos a Manaus, como Coari (a 362 quilômetros da capital), onde a temperatura mínima neste domingo (11) é de 19ºC, e de municípios mais distantes, como Jutaí (a 751 quilômetros da capital), no Alto Solimões, que registra mínima de 17ºC neste domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp