Política

Ex-chefe da Receita falta a depoimento sobre ‘Abin paralela’

José Tostes seria ouvido pela PF na condição de investigado

O ex-chefe da Receita Federal José Tostes não compareceu a depoimento previsto para esta segunda-feira (29) na Polícia Federal (PF). Ele seria ouvido na condição de investigado no âmbito da apuração sobre o uso ilegal da estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Tostes não deu justificativas para não ter comparecido à oitiva e, como é investigado, a PF não pode obrigá-lo a prestar depoimento.

A suspeita é que o esquema tenha sido usado para beneficiar familiares do ex-presidente e monitorar adversários da antiga gestão, entre eles, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares e jornalistas.

No começo do mês, a Polícia Federal realizou mais uma operação, desta vez mirando, entre os alvos, subordinados do ex-chefe da agência Alexandre Ramagem. O nome de Tostes foi citado em uma reunião entre Ramagem e o então presidente Jair Bolsonaro, em agosto de 2020. A PF teve acesso à gravação do encontro, em que se discutiu uma estratégia de como

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp