Últimas Notícias

Capital amazonense lidera ranking com as maiores taxas de roubos e furtos de celulares no país.

O levantamento leva em consideração as 50 cidades com maiores taxas nos crimes no ano anterior e inclui somente os municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes

Manaus ocupa o primeiro lugar no ranking com maior número de roubos e furtos de celulares no ano passado. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, divulgado na manhã desta quinta-feira (18).

O levantamento leva em consideração as 50 cidades com maiores taxas nos crimes no ano anterior e inclui somente os municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes.

A capital amazonense lidera o ranking com 2.096 ocorrências em 2023. Logo em seguida aparece Teresina, no Piauí, com 1.866, e São Paulo que registrou 1.781,6.

No Amazonas, foi identificado que a maior proporção de casos de roubo e furto de celular acontece na rua/via pública.

Roubo: 70,8%

Furto: 42,9

O professor Felipe Machado faz parte da estatística. No ano passado, ele teve o celular furtado ao sair do ônibus em uma das avenidas mais movimentadas da capital amazonense.

“Descendo do ônibus para entrar na plataforma, um cara puxou meu celular de dentro do meu bolso. Consegui emprestar o celular de alguém, liguei pro meu, mas já estava desligado”, relata o professor, que desabafa sobre o sentimento após o ocorrido. “Frustração e fúria pela falta de segurança”, disse.

Roubos e furtos de celulares no país

Apenas em 2023, foram 937.294 ocorrências de roubo e furto de celular registradas em delegacias de todo o país, quase 2 celulares levados por minuto.

Conforme o anuário, até 2022, o roubo, que é aquele crime caracterizado mediante de violência ou ameaça, era a modalidade mais comum para subtrair celulares. Já em 2023, de modo geral, houve mais furtos – situação no qual o bem é subtraído sem qualquer tipo de agresão.

Entre 2018 e 2023, enquanto os roubos de celular tiveram uma queda de 21%, os furtos de celulares tiveram um crescimento de 13,7%.

Padrões

No anuário também é mostrado alguns padrões dos roubos e furtos de celular no país, como por exemplo, os dias da semana com maior incidência e horários das ocorrências.

Os furtos acontecem com maior frequência aos fins de semana: sábados e domingos somam 35% dos registros. O crime ocorre principalmente entre 10h e 11h e a partir do meio da tarde, entre 15h e 20h, quando há menos pessoas circulando pela cidade.

Por sua vez, os roubos são registrados, em maioria, entre terça e sexta-feira. Os picos nos horários do crime ocorrem quando as pessoas estão saindo de casa para o trabalho/esocla/faculdade, entre 5h e 7h da manhã, e quando retornam no fim do dia, entre 18h e 22h.

Enfrentamento

Em dezembro de 2023, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o programa Celular Seguro, um aplicativo em que o usuário se cadastra previamente e, em caso de roubo ou furto, pode registrar uma ocorrência que alerta operadoras de telefonia e bancos sobre o crime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp