Amazonas

Atlas da Violência, aponta Manaus entre as mais violentas do Brasil

Para cada 100 mil habitantes Salvador apresenta taxa de homicídios de  66,4, Macapá 55,8 e Manaus 55,7

Dados do Atlas da Violência 2024 revelam que Manaus é a terceira capital do Brasil com a maior taxa de homicídios estimados a cada 100 mil habitantes (55,7). A cidade do Amazonas perde apenas para Salvador (66,4) e Macapá (55,8). Entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, Manaus fica na 23ª posição na taxa de homicídios estimados.

O Atlas da Segurança Pública é produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Os dados revelam que o alto número de homicídios é observado em outros estados da região Norte e estão associados a uma série de fenômenos, como os crimes ambientais, disputas territoriais e de facções.

“Vários estados do Norte do país, por estarem sujeitos à atuação intensa de pelo menos dez organizações criminosas internacionais com atuação em regiões de fronteira e por possuírem quantitativo populacional menor, possuem maiores variâncias nas taxas de homicídio ao longo do tempo, uma vez que contendas locais ligadas ao narcotráfico já são suficientes para impulsionar substancialmente os indicadores, como é o caso do Amapá e do Amazonas”, analisa o Atlas.

O relatório destaca a posição geográfica como importante para uma série de crimes ligados à atuação das facções criminosas e do tráfico de drogas. Isso porque a capital possui ligação por água, rio e estradas para fronteiras utilizadas pelo crime, principalmente para a Colômbia e Peru.

Amazonas

O Atlas da Segurança Pública 2024 também revela que o número de homicídios, no Amazonas, cresceu 31,8% entre 2012 e 2022. O percentual chama a atenção, pois coloca o Amazonas como quarto estado mais violento e vai na contramão do cenário nacional, que registrou queda de 18,6% no número de homicídios, no mesmo período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp