Últimas Notícias

O nível do Rio Solimões baixou 26 centímetros em Tabatinga no Amazonas

Com a descida do nível do rio entre segunda (17) e esta terça-feira (18), ficou mais distante para as pessoas chegarem até a balsa onde ficam atracadas as lanchas que fazem viagens do município até Benjamin Constant.

Em Tabatinga, a descida do Rio Solimões começa a dificultar a vida de quem trabalha no porto da cidade. Entre segunda (17) e esta terça-feira (18), o nível do rio baixou 26 centímetros. Até o início do mês de junho o local estava coberto pela água, hoje está totalmente seco.

A cota do rio Solimões nesta terça-feira (18) é de 7,34 metros em frente a Tabatinga. Com a descida do nível do rio, ficou mais distante para as pessoas chegarem até a balsa onde ficam atracadas as lanchas que fazem viagens do município até Benjamin Constant.

Quem trabalha no transporte de mercadorias, no porto, já sente a dificuldade pela mudança de estação.

Desde o início do junho, o Solimões já secou 2,68 metros. Emanoel Conde trabalha desde 2017 como taxista fluvial. e conta que nunca tinha visto uma mudança tão rápida no volume de água do rio como está ocorrendo este ano.

Descida ameaça indústria

A vazante na região acendeu um alerta no setor industrial. A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) divulgou uma nota de preocupação com os impactos que o período de estiagem pode trazer ao Amazonas em 2024 e cita como exemplo a situação em Tabatinga.

No Rio Madeira, há temor por parte das empresas com prejuízos como encalhes de acordo com a manifestação do presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior Dodó Carvalho publicada na imprensa em Manaus.

A estiagem deste ano tende a exigir ações rápidas dos governos do estado   e do Governo Federal.

No dia de ontem (18), o senador Omar Aziz, foi recebido pelo presidente Luís Inácio Lula da Silvano Palácio do Planalto. Conforme publicado em sua conta no X(ex-Twitter), a conversa do senador Omar com o presidente Lula girou sobre a seca e sobre quais medidas serão tomadas para mitigar as dificuldades que a estiagem possa trazer para a nossa população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp