Manaus

Bancada amazonense quer derrubar o imposto sobre bicicletas que prejudica a Zona Franca de Manaus

Bancada apresentará projeto de decreto legislativo para derrubar redução no imposto de bicicletas(Ilustração J.Martins)

Marcelo  Ramos (PL-AM) vice-presidente da Câmara quer derrubar redução no imposto de importação de bicicletas que afeta o Polo Industrial de Manaus

A medida foi uma decisão da Câmara de Comércio Exterior e já foi publicada no Diário Oficial da União

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), afirmou nesta quinta-feira que a bancada amazonense apresentará projeto de decreto legislativo para derrubar redução no imposto de importação de bicicletas.

Ele disse que buscará o ministro da Economia, Paulo Guedes, na próxima semana, “porque precisamos agir duramente para proteger a Zona Franca de Manaus, porque isso significa proteger os empregos dos amazonenses”

O senador Omar Aziz também está se mobilizando e inclusive enviou carta ao presidente Jair Bolsonaro.

Omar quer que seja cancelada a redução de alíquota do Imposto sobre a Importação para o setor de bicicletas que, caso aconteça, vai prejudicar cerca cinco mil trabalhadores  diretos e indiretos no polo de duas rodas da Zona Franca de Manaus.

Na carta, o senador Omar pondera –  “São as vidas de cinco mil pais e mães de família. Repense essa medida e nos dê fôlego que precisamos para manter os empregos e a renda que nos ajudará a superar a crise”, explicou Omar ao presidente.

O imposto de importação de bicicletas é de 35% e passará a ser de 30% em março de 2021,em julho cairia para 25% e 20% em dezembro de 2021. Ainda que a medida facilite a importação desse produto do exterior, isso prejudica a produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus, retirando empregos dos trabalhadores amazonenses.

Receba mensagem no WhatsApp