Nas Entrelinhas

Haddad diz que Lula pode se reeleger, mas papel dos partidos é promover novos nomes

Ministro avaliou que, com o crescimento da polarização política, “não tem ninguém imbatível” nas urnas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva “está no cargo e pode se reeleger, mas o papel dos partidos é promover novos nomes”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à Globonews.

“Devemos dar oportunidade para que novas lideranças surjam”, afirmou. “Nosso campo precisa de novidade.”

Ele avaliou que, com o crescimento da polarização política, “não tem ninguém imbatível” nas urnas.

Uma nova força política se estruturou, e é algo diferente do tucanato, adversário histórico do PT. Não se trata de um fenômeno brasileiro, acrescentou. “Tem países que já sucumbiram à xenofobia”, avaliou. “Separar política de religião, em vários países, é página virada.”

“A cartada do Lula em 2022, de se unir ao centro, pode ter consequências duradouras principalmente se o centro compreender o risco que continua ocorrendo”, afirmou. Acrescentou não ver como a questão possa ser resolvida no curto prazo. “A ferida está aberta”, disse.

Questionado sobre disputas que ocorrem no próprio governo entre potenciais candidatos à sucessão de Lula, Haddad comentou que coisas que acontecem no bastidor atrapalham, geram ruídos que atrasam agendas. “Quando tem debate público, não vejo problema – quando alguém do PT discorda da Fazenda”, disse. “Se seus argumentos são robustos, tanto melhor quando são colocados em xeque.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp