Nas Entrelinhas

Juiz rejeita pedido de censura contra o site RealTime1 que questiona metodologia da Pontual

O juiz Marcelo Manuel da Costa Vieira negou um pedido de censura feito pelo proprietário da Pontual Pesquisa, Eric Barbosa, contra o portal RealTime1. Barbosa buscava a exclusão de uma matéria que questionava a metodologia da pesquisa Pontual para prefeito de Manaus.

Em sua decisão, o juiz destacou que as matérias do RealTime1 possuem conteúdo de interesse público e que restringir a liberdade de informação jornalística não é uma medida razoável. Eric Barbosa acusou o portal de produzir fake news, afirmou ter sido prejudicado emocional e psicologicamente e pediu uma indenização de R$ 40 mil por danos morais.

O RealTime1 terá 15 dias para se defender das acusações. O portal irá apresentar a íntegra das matérias, reforçando seu compromisso com o jornalismo ético e responsável, além de mencionar a ação movida pelos partidos Novo e Avante, que solicitaram acesso aos dados internos da pesquisa.

O partido Novo e o Avante conseguiram na Justiça Eleitoral o direito de acessar todos os dados da pesquisa Pontual. O juiz eleitoral Rafael Raposo deferiu os pedidos das legendas, que solicitaram informações como sistema interno de controle, planilhas individuais e o modelo do questionário aplicado.

Esta solicitação pode ser o motivo das críticas constantes de Eric Barbosa ao RealTime1 e sua diretora executiva, a jornalista Liliane Maia. Barbosa tem feito acusações falsas e até ameaças à jornalista, que precisarão ser esclarecidas na Justiça.

Apesar das acusações e do comportamento de Eric Barbosa, o RealTime1 não irá remover as matérias publicadas em seu portal. O portal solicitará que Barbosa prove suas acusações na Justiça, que decidirá sobre a veracidade das informações.

Liliane Maia, diretora executiva do RealTime1, sugeriu que Eric Barbosa inclua informações transparentes em seu portal, como contatos, CNPJ e nome do jornalista responsável, para dar mais credibilidade ao seu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp