Política

Isaac Tayah assume lugar de Antônio Peixoto na Câmara Municipal

O PTC, partido de Peixoto se envolveu em uma fraude relacionada à cota de gênero, incluindo candidatas mulheres na lista eleitoral que, na realidade, não estavam ativamente disputando, uma manobra para atender ao requisito legal de representação de gênero

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) cassou o mandato do vereador Antônio Peixoto (Agir) nesta terça-feira (19/3), devido a alegações de que, nas eleições de 2020, seu partido, o PTC, se envolveu em uma fraude relacionada à cota de gênero. Esta fraude consistiu na inclusão de candidatas mulheres na lista eleitoral que, na realidade, não estavam ativamente disputando, uma manobra para atender ao requisito legal de representação de gênero.

A cassação veio após uma decisão majoritária de 5 a 1 contra Peixoto na semana anterior, com um colegiado de sete juízes. Apesar de uma liminar concedida pelo juiz Fabrício Marques que tentava preservar Peixoto no cargo, a situação tomou outro rumo.

Isso porque, na madrugada de hoje, a defesa de Isaac Tayah, que é o próximo na linha de sucessão, contestou a liminar perante a corregedoria do TRE-AM. Eles argumentaram que a decisão do juiz Marques deveria ter sido levada ao plenário do TRE-AM, o que não foi feito.

Em uma rápida resposta, o TRE-AM julgou o recurso na tarde do mesmo dia, votando por 5 a 0 para anular a liminar e determinando que Isaac Tayah substituísse Peixoto imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp