Nas Entrelinhas

Operação da Polícia Federal mira ex-comandantes no Amazonas

Subcomandante do Cigs e dois ex-comandantes do CMA são alvos de operação da Polícia Federal

O subcomandante do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), Tenente Coronel Cleverson é um dos alvos de busca e apreensão da Operação Tempus Veritatis, deflagrada na manhã desta quinta-feira (8) pela Polícia Federal. A operação investiga a organização criminosa que teria atuado em tentativa de golpe de estado e abolição do regime democrático.

Durante as mobilizações de manifestantes em frente aos quartéis, no fim de 2022 e início de 2023, o subcomandante integrava o Comando de Operações Terrestres. Segundo a decisão expedida pelo ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal (STF), ele era um dos militares que teriam atuado no planejamento e execução de medidas para manter as manifestações em frente aos quartéis militares.

Dentre as funções estavam a mobilização, logística e financiamento de militares das forças especiais em Brasília. Ele também estaria presente em um encontro na tentativa de cooptar militares com curso de Forças Especiais, que, segundo a Polícia Federal, teriam intenção de impor o golpe de Estado.

Os mandados, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, foram cumpridos nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.

Entre os alvos de mandados de busca e apreensão estão aliados do ex-presidente, como Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Anderson Torres.

Entre os presos estão Rafael Martins de Oliveira, Filipe Garcia Martins e Marcelo Costa Camara.

Alvo da operação da Polícia Federal deflagrada nesta quinta (8.) o ex-presidente Bolsonaro entregou seu passaporte por exigência do mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moares.

Presidente do PL,Valdemar Costa Neto foi preso em razão de portar arma sem documentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp