Blogs de Manaus

G1 Amazonas__Justiça mantém prisões de suspeitos envolvidos em ‘rolezinhos’ em Manaus

Segundo a Polícia Civil, no total, foram 20 pessoas presas, 41 motocicletas removidas, sendo quatro com restrição de roubo.

Após audiência de custódia, o Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) manteve nesta sexta-feira (2) as prisões dos suspeitos envolvidos em “rolezinhos”, em Manaus. O grupo foi preso na “Operação Vorax”, na última quinta-feira (1º).

Segundo a Polícia Civil (PC-AM), no total, foram 20 pessoas presas, 41 motocicletas removidas, sendo quatro com restrição de roubo.

Conforme o Tjam, o Juízo Plantonista considerou que as prisões preventivas preenchem as formalidades legais, razão pela qual concluiu pela legalidade dos atos prisionais.

Operação Vorax

A operação foi realizada com o objetivo de desarticular um grupo supostamente envolvido no roubo de veículos, comércio clandestino de peças, bem como na organização dos chamados “rolezinhos”.

De início, foram expedidos 17 mandados de prisão preventiva entre Manaus e a cidade de Brusque, em Santa Catarina, seis mandados de busca e apreensão em oficinas e lojas de peças de veículos, além de 38 mandados de sequestro de bens e 40 bloqueios de redes sociais.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicius Almeida, no começo os ‘rolezinhos’ eram apontados como um “problema de trânsito”, mas que após investigação constatou-se inúmeros crimes.

Dos crimes

A “Operação Vorax” foi desencadeada a partir de um relatório produzido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e entregue à PC-AM no qual indicava, após uma série de investigações, inúmeros perfis de redes sociais, bem como placas de veículos e imagens dos supostos envolvidos nos “rolezinhos”.

Conforme as investigações, foram apontados, ainda, que os suspeitos gerenciam um esquema de encomenda de furtos e roubos de motocicletas. Depois, eram desmanchadas em oficinas especializadas e remontadas para não despertar suspeitas no momento da venda.

O grupo suspeito de envolvimento nos “rolezinhos” será indiciado por organização criminosa, racha, direção perigosa, atentado contra a segurança de serviços de utilidade pública, atentado contra a segurança dos meios de transporte, receptação qualificada, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, apologia ao crime, promoção de jogos de azar e lavagem de capitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp