Política

Lula demite Moretti, e Marco Cepik será o novo diretor-adjunto da Abin

Mudança na Abin foi confirmada em edição extra do “Diário Oficial da União”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nessa terça-feira (30) a demissão do diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alessandro Moretti, considerado o “número 2” na estrutura do órgão, e de outros quatro servidores da agência. A exoneração foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”. O substituto é Marco Aurélio Cepik, atual diretor da Escola de Inteligência da Abin, nomeação publicada na mesma edição.

Moretti foi desligado da direção da Abin por supostamente repassar informações para o ex-diretor-geral do órgão, o hoje deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). Além disso, ele é suspeito de participar de um esquema de espionagem ilegal em conluio com outros investigados ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao longo da terça-feira, Lula já havia admitido que a “decisão política” sobre a exoneração de Moretti “estava tomada”. O presidente falou sobre o assunto em entrevista à rádio CBN de Pernambuco. Na avaliação dele, se as acusações contra Moretti fossem comprovadas, não haveria “clima para esse cidadão continuar na polícia [Abin]”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp