Blogs de Manaus

BNC Amazonas__Ianomâmis: Defesa negou voo a ministros e militares ‘tiram pé’ contra garimpo

Militares ‘aquartelados’ teriam deixado de executar ações de combate ao garimpo ilegal

O Ministério da Defesa teria se negado a disponibilizar aeronaves do Exército para levar uma comitiva de ministros do governo Lula da Silva (PT) à terra indígena ianomâmi.

A informação foi inicialmente publicada pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

No dia 10 de janeiro, Marina Silva, do Meio Ambiente, Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas e Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos planejaram viajar para a cidade de Auaris, em Roraima, para acompanhar a situação dos indígenas.

No entanto, foram informados que a Defesa não disponibilizaria aeronaves para o transporte dos ministros até as terras indígenas.

Na justificativa da negativa, a Pasta afirmou que as aeronaves disponíveis não teriam autonomia de voo para chegar no local.

O deslocamento dos ministros somente foi possível por iniciativa da Funai e da Secretaria de Saúde Indígena, que conseguiram encontrar uma solução para o transporte da comitiva.

Para integrantes do governo paira a percepção de que os militares alocados na região que engloba a terra indígena estariam “aquartelados”, deixando de executar as ações de combate ao garimpo ilegal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp