Blogs de Manaus

acrítica.com__”Vai continuar acontecendo”, diz Pedala Manaus após ciclista morrer atropelado

Coordenador da entidade atribui morte à falta de políticas que tornem o trânsito da cidade menos hostil a ciclistas. Cosme Pereira Paixão, 45, morreu atropelado enquanto pedalava para o trabalho, na Torquato Tapajós, na manhã deste sábado (20)

Um ciclista identificado como Cosme Pereira Paixão, 45, morreu atropelado enquanto pedalava para o trabalho na manhã deste sábado (20), em Manaus. O motorista fugiu do local sem prestar socorro. O caso aconteceu na avenida Torquato Tapajós, sentido Bairro-Centro. A morte se soma a outros mais de 30 casos de ciclistas que perderam a vida no trânsito de Manaus desde 2013, conforme o coletivo Pedala Manaus, que registra as ocorrências.

“É mais uma morte e, se o poder público, até mesmo a sociedade, não mudar essa percepção e entender que a bicicleta faz parte do trânsito e que mais uma vida tem que ser preservada, as mortes vão continuar. É a falta de políticas públicas, de uma discussão muito mais ampla sobre o que é a mobilidade urbana, qual a importância do uso da bicicleta para a cidade, para as pessoas”, avalia o coordenador do Pedala, Paulo Aguiar.

Dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) revelam que Manaus é a capital brasileira com menos ciclovias e ciclofaixas por habitantes. A cada 100 mil pessoas, há 1,55 quilômetros de malha cicloviária. Para se ter ideia, o penúltimo lugar, São Luís (MA), tem mais que o dobro (3,23 km) da cidade amazonense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp