Blogs de Manaus

acrítica.com__Balsa encalhada: seca do rio Amazonas compromete entrega sacos de cimento em Manaus

Embarcação com cerca de 120 mil sacos de cimento está parada em região próxima a Itacoatiara. Baixa entrega de insumos à capital amazonense já causou aumentos de até 30% nos preços do atacado

Balsa encalhada

Uma balsa que transporta cerca de 120 mil sacos de cimento está encalhada em uma região próxima ao município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros em linha reta de Manaus) devido à seca do rio Amazonas, com destino à capital. Os insumos pertencem à empresa AJA, e o sócio-administrador Thiago Albuquerque informou que a embarcação aguarda a subida dos rios para continuar a viagem em segurança.

Albuquerque explicou estar sem cimento na empresa e aguarda o carregamento em Manaus até antes do Natal, no dia 25 de dezembro.

“O preço só vai baixar quando os navios de grande porte começarem a navegar novamente pelos nossos rios. O que aumenta o valor do cimento é o preço do frete. O valor do transporte praticamente duplicou”, disse.

Nesta quinta-feira (7), o rio Negro está na cota de 14 metros e 97 centímetros. Thiago acredita que se as águas continuarem a subir nessa proporção dentro de 50 dias, os navios de grande porte voltarão a desembarcar em Manaus. Ele relatou que aos poucos tem chegado cimento nas empresas concorrentes, mas a carga ainda é insuficiente para o mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp