Política

“Somos 5% da população mundial, mas protegemos 82% da biodiversidade do planeta”, diz Sonia Guajajara

“Estamos aqui trazendo essa voz para podermos ser incluídos como parte da solução, na crise climática”

“Temos a maior participação indígena em COPs”, disse a ministra Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas e primeira indígena a chefiar a delegação brasileira, em coletiva de imprensa do Brasil na COP 28, em Dubai. “Isso significa para nós um grande avanço nesses espaços de discussão do combate às mudanças climáticas.”

“É importante pelo reconhecimento do protagonismo dos povos indígenas e dos territórios indígenas, neste processo”, seguiu Sonia Guajajara.

A ministra estava ao lado de João Paulo Capobianco, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, secretária de Mudança do Clima do Brasil e o embaixador André Corrêa do Lago, negociador-chefe do Brasil.

Capobianco lembrou o desempenho brasileiro no desmatamento, com queda de 22% de agosto de 2022 a julho de 2023. Disse que apenas nos meses de governo Lula, o desmatamento na Amazônia caiu 49%. “Esse esforço resultou em evitar que 250 milhões de toneladas de CO2 fossem lançadas à atmosfera, o que é uma contribuição importante”.

Receba mensagem no WhatsApp