Brasil

Chefs do Pará ganham licença para usar tartaruga muçuã na gastronomia

Ameaçado por caça ilegal, menor quelônio da Amazônia ganha primeiros criadouros desenvolvidos pela Embrapa

Dois chefs paraenses inauguram em dezembro os primeiros criadouros para fins gastronômicos de muçuã, tartaruga amazônica ameaçada de extinção. A iniciativa integra o sistema de proteção do animal criado pela Embrapa, que gerencia outros oito aquaterrários no Pará.

Apesar de ser parte da cultura alimentar das comunidades tradicionais da região, o quelônio não é encontrado de forma legal em restaurantes —é crime vendê-lo. O centro de conservação, se tiver sucesso, deve pavimentar a legalização da iguaria.

A iniciativa surgiu de estudos com comunidades tradicionais da Ilha do Marajó, afirma José Ribamar Marques, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental que idealizou o projeto. Também participaram da concepção a Secretaria do Meio Ambiente do Pará, Universidade Federal Rural da Amazônia, a UFRA, e Universidade Federal do Pará, a UFPA.

Embora não se saiba quantos muçuãs existem na natureza, apanhadores ribeirinhos notaram queda no número dos animais. No passado, capturavam 80 sacas com 300 unidades cada; agora, são apenas cerca de dez.

“Um dos principais motivos é a caça desordenada”, diz o pesquisador.

Menor quelônio da Amazônia, o muçuã é uma tartaruga semi-aquática de 15 cm que vive nas beira dos rios ou lagos. As fêmeas produzem até quatro ovos por período de reprodução.

Com o risco do desaparecimento, a fiscalização estadual passou a ser mais rigorosa com a sua comercialização, mas isso não impediu as vendas clandestinas. O animal passou a ser transportado escondido no fundo de balsas, situação irregular com péssimas condições de vida.

Leia mais a matéria da Folha de São Paulo acessando link abaixo:

https://www1.folha.uol.com.br/comida/2023/12/chefs-do-para-ganham-licenca-para-usar-tartaruga-mucua-na-gastronomia.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp