BrasilManchetes Hoje

Na Folha__Combate ao crime na Amazônia tem um PM a cada 83 quilômetros quadrados; veja números

Região com nove estados tem menos da metade das embarcações de SP

Os cinco milhões de quilômetros quadrados da Amazônia Legal são um desafio para o combate a crimes ambientais e ligados ao tráfico de drogas na região por forças de segurança estaduais e federais. A alta nos negócios ilegais de desmatamento, grilagem, garimpo e drogas, aliada a uma conexão entre facções como CV (Comando Vermelho), PCC (Primeiro Comando da Capital) e outros 20 grupos, parte deles internacional, exigem uma atuação integrada.

O tamanho do problema se reflete em números. Para a área dos nove estados que compõem a região, são 60.381 mil policiais militares na ativa, o equivalente a 83 km² para cada agente. Já os agentes da polícia civil chegam a 14.805, e cada um precisaria cobrir 339 km². A área coberta por cada um dos 2.358 peritos salta para 2.127 km².

Ainda, somam-se ao cenário taxas de mortes violentas intencionais 45% mais altas do que a média nacional, com 33,8 vítimas por 100 mil habitantes. A Amazônia Legal é composta por Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Rondônia, Pará, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

Os dados são do estudo Cartografias da Violência na Amazônia, feito em parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto Mãe Crioula e divulgado nesta quinta-feira (30).

A matéria completa é da Folha de São Paulo e pode ser acessada pelo link a seguir:

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/11/combate-ao-crime-na-amazonia-tem-um-pm-a-cada-83-quilometros-quadrados-veja-numeros.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp