Brasil

Desmatamento explode no Cerrado enquanto registra queda na Amazônia

Enquanto o governo federal celebra a redução das taxas de desmatamento na Amazônia, a devastação no bioma central segue alta; outubro foi o quarto mês do ano com recorde mensal na série histórica de desmatamento

Com reportagem de Lucas Altino de O Globo __especialistas destacam que as regras do Código Florestal, que permite supressão muito maior em propriedades no Cerrado do que na Amazônia, dificultam a fiscalização e a repressão.

A primeira desvantagem, dizem os pesquisadores, está nas regras de preservação do Código Florestal, sancionado em 2012. A lei determina que propriedades rurais no Cerrado tenham até 20% de seu território protegido em área de reserva legal. O limite sobe para 35% em áreas de Cerrado que estejam em estados da Amazônia Legal. Já se o imóvel for no bioma amazônico, a obrigação é de 80% de proteção.

Berço de grande parte das bacias hidrográficas brasileiras, o Cerrado tem uma savana que abriga mais de 5% da biodiversidade mundial. Nele, vivem cerca de 25 milhões de pessoas, incluindo cerca de cem povos indígenas. Mas, com a alta do desmatamento, foram impactados os mecanismos de proteção naturais contra eventos extremos, cada vez mais frequentes com as mudanças climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp