Manaus

Qualidade do ar: fumaça em Manaus prejudica a saúde da população

Manaus enfrentou uma situação alarmante: a fumaça proveniente das queimadas intensificou-se, tornando o ar irrespirável neste sábado (4). Essa condição tem preocupado principalmente aqueles que sofrem com problemas respiratórios.

De acordo com dados comparativos do site aqicn a nível mundial, Manaus ficou atrás apenas de algumas cidades da Índia em relação à péssima qualidade do ar. É interessante notar que, apesar do cenário caótico na capital do Amazonas, o restante do mundo está respirando melhor, inclusive algumas das cidades consideradas as mais poluídas do planeta, como as localizadas na China e no Paquistão.

A situação é tão grave que a classificação do ar em Manaus alcançou o nível de “perigosa”, o que significa que todas as pessoas correm algum risco ao respirar esse ar altamente poluído. Diante desse cenário alarmante, as autoridades de saúde recomendam que a população tome precauções para minimizar os impactos negativos em sua saúde.

Por volta das 6h30, o índice ultrapassava os 555 de concentração de Partículas Inaláveis Finas (MP2), segundo o mapa do “Selva”, sistema desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A concentração maior de poluição na zona Sul da capital – registrando 454, 469, 500. A área fica mais próxima de municípios da Região Metropolitana (RMM) com maior incidência de queimadas: Iranduba, Manacapuru e Careiro da Várzea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp