Destaque

Fumaça de desmatamento ilegal encobre cidades do Norte do Brasil

Governo do Amazonas diz que fenômeno é causado por incêndios florestais – a maioria criminosos – na região metropolitana de Manaus e no Pará

Reportagem do Jornal Nacional publicou que os amazonenses estão sofrendo com os efeitos colaterais do desmatamento ilegal. A densa fumaça fez o dia parecer noite no município de Novo Airão

“Não dá pra dormir que a goela arde a noite todinha, a gente fica agoniado com fumaça”, relata uma moradora.

Na cidade de Itacoatiara não há visibilidade de uma margem para outra do Rio Amazonas. Mal é possível ver as embarcações maiores.

Parintins também está encoberta por fumaça. Em Manaus, desde o início da semana ela não se dissipa.

A fumaça está por todas as zonas da capital e tem impacto direto na qualidade do ar, que tem variado ruim a péssimo.

Quem mora nos prédios tem sentido ainda mais os impactos na saúde.

“O tempo inteiro com a casa fechada. A gente não consegue minimizar o mal cheiro dentro da nossa casa. Tem dias que a gente não sabe o que está pior, se é do lado de fora, ou se é do lado de dentro”, contou a empresária Karla Marques.

O governo do Amazonas alega que essa fumaça é resultado de incêndios florestais – a maioria criminosos – na região metropolitana de Manaus e no Pará que, em outubro, liderou o ranking de queimadas entre os estados da Amazônia.

A ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, participou de um evento nesta sexta-feira (03) em Manaus e falou sobre o problema.

“Isso é a potencialização de dois fenômenos, um fenômeno natural que é o El Niño e a ação humana que desmata, que destrói. Nós vamos mudar o problema se enfrentarmos a questão do desmatamento e do uso descontrolado do fogo”, afirmou.

O governo do Amazonas informou que tem feito ações de combate e fiscalização contra o desmatamento desde março e que reforçou a operação no mês passado.

A Secretaria de Meio Ambiente do Pará afirmou que ampliou o efetivo e ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e que não tem confirmação de que a fumaça em Manaus seja proveniente do Pará.

Com informações de Ruthiene Bindá,da Rede Amazônica-Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp