Últimas Notícias

Em Manaus, Marina Silva pede agilidade do Congresso para aprovar lei de manejo do fogo

O apelo da ministra do Meio Ambiente acontece em meio à pior seca do Rio Negro já registrada na história e às queimadas que acontecem em cidades do Estado do Amazonas e de outras regiões da Amazônia

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu nesta sexta-feira (3) que o Congresso Nacional acelere o processo de aprovação da lei de manejo do fogo (PL 1.818/2022), projeto já aprovado pela Comissão do Meio Ambiente do Senado e que aguarda votação em plenário. Além de enfrentar a pior seca do Rio Negro já registrada na história, a capital amazonense, há meses, está com o céu encoberto por fumaça gerada por queimadas em cidades do Estado do Amazonas e de outras regiões da Amazônia.

“Só vamos solucionar o problema se enfrentarmos a questão do desmatamento e do uso descontrolado do fogo. Se continuar assim, não dá para enfrentar estruturalmente o problema. Inclusive, faço um apelo a todos parlamentares que aprovem, no Congresso, o projeto da lei de manejo do fogo. Ajudaria muito a estruturar melhor os Estados e os municípios para evitar que se chegue a uma situação como essa”, disse a ministra em entrevista coletiva após participar do evento TEDx Amazônia, em Manaus.

Na visão da ministra, a situação na região de Manaus estaria muito pior caso o desmatamento não tivesse sido reduzido no atual governo. “Se não tivéssemos conseguido reduzir o desmatamento aqui no Estado [Amazonas] em 64%, teríamos uma situação completamente apocalíptica.

O que precisa fazer, e é o que já estamos fazendo, é um plano de prevenção e controle do desmatamento. E que esse plano não seja apenas do governo federal, mas também dos governos estaduais. Precisa fortaleçer a defesa civil e trabalhar em programas de educação ambiental para que a população não coloque fogo nos quintais, nos terrenos, e sobretudo para que se tenha uma ação conjunta do governo do Estado e do governo federal”, comentou Marina Silva.

Questionada sobre as dificuldades para controlar a situação, já que a estiagem e a alta temperatura têm causado focos de incêndio natural ao mesmo tempo em que há denúncias de queimadas provocadas para a atividade agropecuária na Amazônia, a ministra reforçou que a responsabilidade é compartilhada com os governos estaduais e defendeu que o governo federal mobilizou esforços para ajudar.

A reportagem é do Valor Econômico e pode ser acessado pelo link abaixo

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/11/03/em-manaus-marina-silva-pede-agilidade-do-congresso-para-aprovar-lei-de-manejo-do-fogo.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp