Brasil

Ibovespa tem queda firme e dólar sobe após Lula indicar que não vai cumprir meta fiscal para 2024

Presidente diz que e a meta de déficit fiscal “não precisa ser zero”, contrariando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o que está previsto no arcabouço fiscal

Segundo o jornal Valor Econômico, os ativos brasileiros apresentam piora na tarde desta sexta-feira, na esteira de declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de algum mau humor adicional nos ativos globais. Os juros futuros saltaram à máxima do dia; o Ibovespa passou a operar próximo das mínimas da sessão e o dólar abandonou quase toda a queda contra o real e   agora opera perto da estabilidade.

Há pouco, Lula afirmou que a meta fiscal “não precisa ser zero” e apontou que dificilmente a meta de obter um resultado primário zero em 2024 será alcançada. “Não quero fazer cortes em investimentos e obras”, disse. Os comentários geraram mau humor no mercado doméstico: por volta de 14h15, o dólar recuava 0,07%, a R$ 4,9862, após ter alcançado R$ 4,93 na mínima do dia; o Ibovespa recua 0,93%, aos 113.715; e os juros futuros anotavam forte alta — a taxa do DI para janeiro de 2029 saltava de 11,17% para 11,35%, na máxima do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp