Últimas Notícias

O Globo(RJ)_Brasil reforça pedido a Egito por grupo retido em Gaza

Há 32 brasileiros e residentes palestinos no território; Lula conversou com líderes da região para criação de corredor humanitário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone ontem com seu colega iraniano, Ebrahim Raisi, e com o chefe de Estado turco, Recep Tayyip Erdogan, sobre o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Lula destacou sua preocupação com os brasileiros que aguardam para sair da Faixa de Gaza, próximo à fronteira do Egito. A demora para a abertura de uma passagem segura para o grupo de 32 pessoas levou o chanceler brasileiro Mauro Vieira a procurar novamente o seu homólogo egípcio,Sameh Shoukry.

—O mais importante é termos a condição para que mulheres, crianças e idosos não sofram as consequências daqueles que querem guerra — afirmou Lula durante conversa com o presidente iraniano, segundo o Planalto.

Raisi, por sua vez, defendeu “o fim imediato dos bombardeios de Israel e o fim do bloqueio da Faixa de Gaza”.De acordo com o Planalto, Lula e Erdogan concordaram durante a conversa que os ataques contra civis são “inaceitáveis”. O presidente turco falou ainda sobre o envio de ajuda humanitária para Gaza.

Até o momento, 916 brasileiros deixaram Israel em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Outros cerca de 30 nacionais aguardam a abertura da fronteira entre Gaza e o Egito, em Rafah, para que possam embarcar para o Brasil no aeroporto do Cairo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp