Manaus

 Seca em Manaus: Rio Negro marca 13,49 metros e segue quebrando recorde

O Rio Negro continua descendo em Manaus e quebrando o recorde de maior seca da história. Nesta terça-feira (17), o nível do rio está em 13,49 metros. A previsão é que o nível das águas continue baixando até o início de novembro.

Segundo o Porto de Manaus, que mede o nível do Rio Negro desde 1902, esta é a pior seca registrada na capital amazonense. Até então, a maior vazante já registrada tinha sido em 2010, ano em que o Rio Negro desceu para 13,63 metros.

Enquanto as águas escuras baixam, o cenário na orla da cidade e alguns pontos turísticos tem se transformado. No final de setembro, a Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência na capital.

Além disso, foram anunciadas algumas medidas de segurança como o fechamento da Praia da Ponta Negra e a antecipação do fim do ano letivo em escolas da zona rural.

De acordo a Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento da Prefeitura de Manaus, que vem fazendo o monitoramento da vazante dos rios Negro e Amazonas, a tendência é de que o volume dos rios continue baixando até o final deste mês.

A estiagem já atinge 63 comunidades rurais ribeirinhas de Manaus. No fim de setembro, a Prefeitura decretou situação de emergência no município em virtude da vazante do Rio Negro.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), além do fenômeno El Niño, que aumenta a temperatura das águas superficiais do oceano na região do Pacífico Equatorial, o aquecimento do Atlântico Tropical Norte, logo acima da linha do Equador, inibe a formação de nuvens, reduzindo o volume de chuvas na Amazônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp