Últimas Notícias

Usuários do iPhone 15 reclamam de superaquecimento do celular

Problema pode ser ocasionado por novo chip A17, voltado para melhorar o desempenho de jogos

Alguns dos primeiros compradores do iPhone 15 Pro e Pro Max, da Apple, estão reclamando que o novo dispositivo superaquece durante o uso ou enquanto está carregando. As queixas se espalharam em fóruns on-line da empresa e em redes sociais como Reddit e X (antigo Twitter). O celular começou a ser vendido no Brasil nesta sexta-feira.

Clientes dizem que a parte traseira ou lateral do celular superaquece enquanto eles estão jogando ou em ligação e chat de vídeo no FaceTime. Para alguns, o problema é pior quando o celular está carregando.

“O carregamento do meu iPhone 15 Pro Max o esquenta tanto em seu corpo enquanto converso que simplesmente não consigo segurá-lo. Sério, está quente demais para segurar durante o carregamento.”,disse Max Weinbach__(Analysta Jr. Connecticut, USA) @MaxWinebach no Twitter.Aqui no Brasil,clientes que adquiriram o aparelho no Estados Unidos  e preferem o anonimato também reclamam do superaquecimento

Em resposta a clientes, a equipe de suporte técnico da Apple encaminhou um texto antigo explicando sobre o que fazer quando o iPhone fica muito quente ou muito frio. O artigo diz que o superaquecimento pode ocorrer quando se usa aplicativos intensivos, carrega ou configura um novo dispositivo pela primeira vez.

O aquecimento de dispositivos não é um fenômeno incomum, especialmente devido aos processadores superpotentes que alimentam os gadgets modernos. A questão desta vez é se o problema de superaquecimento persiste e ultrapassa o que os consumidores consideram aceitável.

O problema pode ser causado ou agravado pelo processo de configuração do iPhone. Quando os usuários adquirem um novo telefone, o processo de redownload (baixar novamente) de todos os seus aplicativos, dados e fotos do iCloud pode ser um procedimento demorado e intensivo em termos de processamento.

Alguns usuários afirmam acreditar que o problema também pode ser desencadeado por determinados aplicativos em execução em segundo plano, como o Instagram ou o Uber.

Várias pessoas postaram vídeos verificando a temperatura do telefone com um termômetro. “O iPhone 15 Pro Max esquenta muito facilmente”, diz um post. “Estou apenas navegando nas redes sociais e ele está esquentando muito”, afirma outro.

Um usuário reclamou que o iPhone 15 Pro Max esquentou tanto a ponto de desligar durante uma chamada e depois levou alguns minutos para ligar novamente. Os dispositivos da Apple ocasionalmente desligam automaticamente quando superaquecem ou ficam expostos ao sol por muito tempo.

O iPhone 15 Pro e o Pro Max incluem um novo chip A17 com uma engenharia de gráficos mais poderosa. Esse componente, que visa melhorar o desempenho de jogos, pode ser um fator contribuinte. Os modelos mais recentes do iPhone também possuem uma estrutura de titânio, substituindo o design de aço inoxidável usado desde 2017.

Esse problema surge após os clientes terem reclamado do material FineWoven usado nas capas do iPhone 15 mais recente. Alguns clientes disseram que esse tecido, que substitui o couro como parte do compromisso ambiental da Apple, é propenso a arranhões e suja com mais facilidade.

Devido a estréia do chip A17 Pro de 3 nm, tanto para Apple quanto para TSMC (fabricante do processador), acreditou-se que a causa desse superaquecimento fosse culpa dele. Mas o analista Ming-Chi Kuo diz que esses problemas não se devem ao chip, mas a “compromissos feitos no sistema térmico”.

“Minha pesquisa indica que os problemas de superaquecimento da série iPhone 15 Pro não estão relacionados ao nó avançado de 3 nm da TSMC. A causa principal é provavelmente os compromissos feitos no projeto do sistema térmico para atingir um peso mais leve, como a área de dissipação de calor reduzida e o uso de uma estrutura de titânio, que impacta negativamente a eficiência térmica.”

Espera-se que a Apple resolva esse problema através de atualizações, mas isso também pode acarretar limitações não previstas anteriormente aos processadores, afetando seu desempenho. Os casos tem se apresentado de forma recorrente no modelo 15 Pro Max.

E é importante pontuar que o superaquecimento não prejudica apenas a estrutura, como se o incômodo gerado pelo calor fosse o único empecilho criado por esse problema. Embora a estrutura possa permanecer inalterada, danos aos componentes internos podem acontecer, principalmente a bateria e o processador.

Com informações do jornal O Globo e do site Mundo Conectado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp