Últimas Notícias

Cirurgia de Lula: Planalto monta esquema para divulgação de informações e trabalho do presidente

Lula fará nesta sexta (29) uma artroplastia no lado direito do quadril para tratar uma artrose. Presidente deve trabalhar da residência oficial do Alvorada por pelo menos três semanas.

Sala de imprensa montada na área externa do Palácio do Planalto para jornalistas acompanharem o trabalho de Lula durante o período de recuperação da cirurgia — Foto: Guilherme Mazui/ g1

O Palácio do Planalto adotou uma série de medidas para divulgar informações sobre a cirurgia de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevista para esta sexta-feira (29), e adaptar a rotina de trabalho do presidente nas próximas semanas.

Lula, de 77 anos, passará por artroplastia total de quadril, no lado direito do corpo, a fim de tratar uma artrose, que lhe provoca dores há mais de um ano.

A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação, levando a um atrito ósseo e uma inflamação. A artroplastia substitui tecido corporal desgastado por uma prótese.

O procedimento está previsto para ser realizado na manhã desta sexta na unidade de Brasília do hospital Sírio-Libanês.

De acordo com a assessoria do presidente, Lula tem previsão de alta na terça-feira (3) e deve trabalhar por pelo menos três semanas na residência oficial do Palácio da Alvorada.

Hospital

O Planalto montou uma tenda na área do Sírio-Libanês, na região central de Brasília, onde a imprensa poderá trabalhar durante a permanência de Lula no hospital.

Nesta sexta, após a cirurgia, há previsão de uma entrevista dos médicos responsáveis pelo procedimento. A Presidência também deve divulgar boletins diários sobre a saúde de Lula.

O Planalto informou que não há previsão de transmissão do cargo para o vice-presidente Geraldo Alckmin durante a cirurgia com anestesia geral. Procedimentos do tipo costumam durar cerca de duas horas.

Palácio da Alvorada

Segundo o Planalto, Lula ficará no Palácio do Alvorada por pelo menos três semanas após deixar o hospital. O período poderá ser ampliado conforme avaliação da equipe médica.

Na residência oficial, conforme avançar na recuperação, o presidente poderá receber ministros, outros auxiliares e parlamentares. Também é possível assinar por meio eletrônico ato oficiais, que são publicados no “Diário Oficial da União”.

Lula já mantém o hábito de trabalhar do Alvorada nos dias seguintes ao retorno de viagens internacionais. A residência oficial dispõe de biblioteca e salões que podem ser usados para reuniões.

Lula terá de utilizar andador logo após a cirurgia. Para facilitar seus deslocamentos no palácio, a Itaipu Binacional emprestou à Presidência um carrinho elétrico de transporte, modelo similar aos utilizados em partidas de golfe.

O presidente já realiza no Alvorada sessões de fisioterapia, que serão mantidas após a cirurgia.

Já na área externa do palácio, a Presidência adaptou para receber a imprensa um espaço próximo ao estacionamento dos visitantes. Ministros poderão, por exemplo, conceder entrevistas após audiências com o presidente.

Sala de imprensa montada na área externa do Palácio do Planalto para jornalistas acompanharem o trabalho de Lula durante o período de recuperação da cirurgia — Foto: Guilherme Mazui/ g1

Sem viagens

Conforme o Planalto, Lula ficará de quatro a seis semanas sem realizar viagens. O período é necessário para cicatrização da região do quadril e a reabilitação do presidente.

Lula adiantou que Alckmin e ministros terão a missão de realizar viagens dentro e fora do país para divulgar ações do governo federal.

Após cirurgia, Lula deverá trabalhar no Palácio da Alvorada por pelo menos três semanas, diz Planalto

Lula planeja retomar os compromissos internacionais no final de novembro, quando deve ir aos Emirados Árabes Unidos para participar da COP 28, a Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU).

Antes de retornar ao Brasil, o presidente cumprirá agenda na Alemanha nos primeiros dias de dezembro.

Com informações G1 Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp