NOTÍCIAS DO DIA

Anistia Internacional critica mortes em ação policial na Bahia

Entidade pediu responsabilização dos envolvidos

A Anistia Internacional divulgou, nesta quarta-feira (27), nota pública criticando o governo da Bahia pelo número de mortes registradas no estado em confrontos com policiais.

Levantamento da organização aponta 86 mortes em operações policiais no período de dois meses, o que significa quase duas mortes por dia. Somente em setembro, foram 52 mortes registradas.

A organização, que atua na defesa dos direitos humanos, pede a responsabilização dos envolvidos nas esferas federal e estadual.

“A Anistia Internacional Brasil exige a ação contundente das autoridades em âmbito estadual e federal, para responsabilização de todos os envolvidos nas ações que levaram a essas mortes, incluindo cadeias de comando. Para isso devem ser instauradas investigações céleres, imparciais e efetivas, os agentes que tiveram participação direta devem ser afastados e as armas utilizadas acauteladas”, diz a nota.

O estado da Bahia vive uma onda de violência, com registros de tiroteios quase diários. Nesta quarta-feira (27), por exemplo, dois homens foram mortos em uma ação da polícia em Lauro de Freitas. De acordo com a Polícia Civil, a dupla tinha armas, munições e granadas e atiraram contra os agentes.

No dia 15 de setembro, um policial federal foi morto em uma operação contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos. Antes, em agosto, a líder quilombola e ialorixá Mãe Bernadete, de 72 anos, havia sido assassinada no Quilombo Pitanga dos Palmares, no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador.

Para a Anistia Internacional, o combate às drogas e ao crime organizado “não podem ser usados como justificativas para graves violações de direitos humanos por parte do Estado”.

Na segunda-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues reuniu-se com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em Brasília, para solicitar reforços.

Dino garantiu a ampliação de recursos para compra de equipamentos e tecnologias, com o objetivo de fortalecer as operações conjuntas. Equipes da pasta estarão até esta quinta-feira (28) em Salvador para visitas técnicas.

HORÁRIO DE VERÃO

Ministro diz que não há necessidade do horário de verão

Segundo Alexandre Silveira, reservatórios estão “no melhor momento”

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quarta-feira (27) que não há sinais de que será necessário adotar o horário de verão em 2023. Segundo ele, os reservatórios das usinas hidrelétricas estão na melhor condição de armazenamento de água dos últimos anos.

“O Horário de Verão só acontecerá se houver sinais e evidências de uma necessidade de segurança de suprimento do setor elétrico brasileiro. Por enquanto, não há sinal nenhum nesse sentido. Estamos com os reservatórios no melhor momento dos últimos 10 anos”, explicou Silveira em entrevista no Palácio do Planalto.

Segundo ele, o governo avalia, em algumas regiões específicas, a necessidade de acionamento de usinas térmicas. “O grande desafio é o equilíbrio constante entre a contratação de energia mais barata, para dar modicidade tarifária para o consumidor, e a garantia do suprimento”, disse, reafirmando que o país tem tranquilidade na geração de energia.

Terras Indígenas

Senado aprova marco temporal para demarcação de terras indígenas

Pacheco nega haver afronta à decisão do STF

Fim do marco temporal: STF define indenização para ocupantes de boa-fé

Indenização a proprietários de terras indígenas preocupa organizações

Ação da Polícia Civil da Bahia

Brasil

Anistia Internacional critica mortes em ação policial na Bahia

Entidade pediu responsabilização dos envolvidos

Dólar sobe para R$ 5,04 e fecha no maior valor desde maio

AGU lança observatório para fortalecer a democracia

Cartórios de Notas fazem ação de assessoramento gratuito em São Paulo

Política e Governo

CPIs do MST, das Americanas e do futebol terminam sem conclusão

Relatórios de duas comissões sequer foram votados

Comissão adia de novo votação de projeto contra casamento homoafetivo

Lula e Campos Neto passarão a se encontrar periodicamente, diz Haddad

Eduardo Leite pede a Lula mais ajuda para efeitos da chuva no RS

Justiça

Governo cria 100 mil bolsas para capacitar agentes de segurança

Direitos Humanos

Três milhões de inscritos no Bolsa Família deixaram a pobreza em 2023

Geral

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

Geral

Mega-Sena acumula; prêmio chega a R$ 5,2 milhões

Fique de Olho

Geral

Com vocação para turismo de aventura, Brasil subaproveita potencial

Educação

Professores da USP decidem paralisação em apoio a estudantes

Brasil

Previdência

INSS começa a ligar para segurados anteciparem perícia

Maioria dos futuros professores não conclui estágio em escolas

Período deve ser de pelo menos 400 horas, no entanto, cerca de 55% dos formandos em licenciaturas cumpriram menos de 300 horas, segundo dados do Enade de 2021.

Fluminense, Internacional, libertadores

Esportes

Mesmo com um a menos, Flu arranca empate com o Inter na Libertadores

Agora, o Tricolor e o Colorado voltam a medir forças na próxima quarta-feira (4) no Beira-Rio para definir quem avança para a grande decisão da competição continental.

Plenário do Senado 2023

Política

Senado aprova marco temporal para demarcação de terras indígenas

Proposta segue para a sanção presidencial. Na semana passada, STF invalidou a tese que indígenas só têm direito às terras ocupadas até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

Geral

Fisco alerta sobre fraudes em benefícios a setor de turismo e eventos

Contribuintes são suspeitos de inserir informações falsas nas declarações sobre o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, criado para ajudar o setor durante a pandemia de covid-19.

Apreensão de drogas no Rio Solimões.

Marinha apreende cerca de 1,3 tonelada de drogas no Amazonas

Operação Ágata foi deflagrada no Rio Solimões, nas proximidades da cidade de Fonte Boa (AM). Embarcação colombiana estaria envolvida no esquema de tráfico.

AGU lança observatório para fortalecer a democracia

Composto por advogados públicos, representantes da sociedade civil e especialistas, grupo será presidido pelo ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski.

Fonte:Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp