HOJE É DIA...

Dia das Relações Públicas

Você sabia que a atividade de Relações Públicas existe há mais de 100 anos? No Brasil, é uma das 32 profissões regulamentadas e que tem conselho profissional, assim como Direito, Medicina, Administração, entre outras áreas.

O que é atividade de Relações Públicas?

Conforme o decreto nº 63.283, de 26 de setembro de 1968, que regulamenta a Profissão de Relações Públicas (Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967):

A atividade de relações públicas é “o esforço deliberado, planificado e contínuo para esclarecer e manter compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos e pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada”.

O que faz um profissional de Relações Públicas?

O profissional de Relações Públicas promove comunicação e relacionamento entre seus clientes e diversos públicos, como funcionários das organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.

Qual é o objetivo de um RP?

Trabalhar para que essas relações entre os seus clientes e os públicos sejam de entendimento mútuo, de credibilidade e confiança. Gerencia identidade (os comportamentos que afetam os públicos e como ele se comunica) para consolidar sua imagem e reputação frente à opinião pública.

26 de setembro é o 269.º dia do ano no calendário gregoriano (270.º em anos bissextos). Faltam 96 dias para acabar o ano.

Dia Internacional para Eliminação Total das Armas Nucleares

A Resolução 73/40 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 5 de dezembro de 2018 declarou 26 de setembro como o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares.

Este dia dá início à campanha anual para aumentar a conscientização sobre a necessidade do desarmamento nuclear mundial. A disseminação desse tipo de armamento prejudica diretamente os esforços globais de cooperação internacional para a paz e a segurança.

SANTO DO DIA

S. SENADOR, MÁRTIR DE ALBANO

Sabe-se pouco ou nada sobre a vida de Senador. Provavelmente, era um mártir dos primeiros séculos da era cristã. Segundo algumas fontes, era natural de Albano, no Lácio, porque, naquele lugar famoso, ao longo da Via Ápia, havia uma igreja a ele dedicada, na qual se realizavam grandes prodígios. 

S. NILO, ABADE, FUNDADOR DO MOSTEIRO DE GROTTAFERRATA

S. Nilo, abade, Rossano

Nicolau nasceu em Rossano, Calábria, em 910, e entrou para a vida monacal, recebendo o nome de Nilo. Como eremita, entre orações e estudo, tornou-se modelo para os monges. Não querendo honras, transferiu-se para Cápua e depois para Gaeta. Aos 90 anos, fundou a Abadia de Grottaferrata, perto de Roma. 

ANIVERSARIANTES DO DIA

Eventos históricos

46 a.C. — Júlio César dedica um templo a Vênus Genetrix, cumprindo um voto que fez na Batalha de Farsalos.

1087 — Guilherme II é coroado rei da Inglaterra, e reina até 1100.

1212 — A Bula Dourada da Sicília é emitida para confirmar o título real hereditário na Boêmia para a dinastia Premíslida.

1371 — Guerras sérvio-turcas: os turcos otomanos lutam contra um exército sérvio na Batalha de Maritsa.

1493 — O Papa Alexandre VI emite a bula papal Dudum siquidem aos espanhóis, estendendo a concessão de novas terras que ele fez em Inter caetera.

1580 — Francis Drake encerra sua circum-navegação da Terra.

1688 — O conselho da cidade de Amsterdã vota a favor da invasão da Inglaterra por Guilherme de Orange, que se tornou a Revolução Gloriosa.

1777 — Revolução Americana: tropas britânicas ocupam a Filadélfia.

1789 — George Washington nomeia o primeiro Gabinete dos Estados Unidos.

1810 — Um novo Ato de Sucessão à Coroa Sueca é adotado pelo Riksdag dos Estados, e Jean Baptiste Bernadotte se torna herdeiro do trono sueco.

1905 — Albert Einstein publica o terceiro de seus artigos do Annus Mirabilis, introduzindo a teoria da relatividade especial.

1918 — Primeira Guerra Mundial: início da Ofensiva Meuse-Argonne, que duraria até a rendição total das forças alemãs.

1942 — Holocausto: O alto funcionário da SS August Frank emite um memorando detalhando como os judeus deveriam ser “evacuados”.

1950 — Guerra da Coreia: Tropas das Nações Unidas recapturam Seul das forças norte-coreanas.

1954 — A balsa ferroviária japonesa Tōya Maru afunda durante um tufão no estreito de Tsugaru, Japão, matando 1 172 pessoas.

1959 — O tufão Vera, o tufão mais forte a atingir o Japão na história registrada, atinge o continente, matando 4 580 pessoas e deixando quase 1,6 milhão de desabrigados.

1969 — É lançado Abbey Road, último álbum gravado pelos Beatles.

1973 — O Concorde faz sua primeira travessia ininterrupta do Atlântico em um tempo recorde.

1977 — A Usina Nuclear de Chernobil é aberta para uso oficial, a primeira usina nuclear da (então) SSR ucraniana.

1980 — No ataque terrorista da Oktoberfest em Munique, 13 pessoas morrem e 211 ficam feridas.[1]

1983 — O oficial da Força Aérea Soviética Stanislav Petrov evita início de conflito nuclear com os Estados Unidos.

1984 — O Reino Unido e a China concordam com a transferência da soberania de Hong Kong, a ser realizada em 1997.

1992 — Um Lockheed C-130 Hércules da Força Aérea da Nigéria cai em Ejigbo, Lagos, matando 159 pessoas.

1997 — Um Airbus A300 da Garuda Indonesia cai perto do aeroporto de Medan, matando 234 pessoas.

2000 — Protestos antiglobalização em Praga (cerca de 20 000 manifestantes) tornam-se violentos durante as cúpulas do FMI e do Banco Mundial.

2002 — A balsa senegalesa superlotada, MV Le Joola, vira na costa da Gâmbia matando mais de 1 800 pessoas.

2008 — O piloto e inventor suíço Yves Rossy torna-se a primeira pessoa a pilotar uma asa movida a motor a jato através do Canal da Mancha.

2009 — O tufão Ketsana atinge as Filipinas, China, Vietnã, Camboja, Laos e Tailândia, causando 700 mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp