Política

Relator da reforma diz que questiona há 70 dias qual a carga tributária atual. “Ninguém sabe

O emedebista Eduardo Braga é o relator do texto no Senado e quer apresentar do parecer no dia 4 de outubro

O Senador Eduardo Braga (MDB-AM) Foto: Ed Ferreira/O Estadão

A reclamação de que se paga muito imposto no Brasil independe do setor, mas ninguém consegue informar, exatamente, a carga tributária paga pelo brasileiro. A reclamação é feita pelo relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM). Ele afirmou à Coluna que vem fazendo esse questionamento, sem resposta até o momento.

“Há 70 dias pergunto e ninguém me responde: ‘qual é a carga tributária efetiva que se paga hoje no País?’. Os ditos 28% ou 27% representam a previsão de alíquota para o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), mas ninguém paga essa alíquota nominal por causa dos incentivos, da elisão fiscal”, comenta Braga, que pretende entregar o relatório no dia 4 de outubro.

Um dos principais objetivos da reforma tributária é simplificar o sistema tributário brasileiro, unificando a cobrança de impostos municipais, estaduais e federais, na expectativa de redução do custo operacional das empresas. O IVA concentra a arrecadação de impostos no produtor.

“Não estamos apenas fazendo a migração da origem para o destino nesta reforma, mas transformando essa arrecadação em um sistema único, apostando que vai dar certo”, resume Braga, ainda em conversa com a Coluna.

O senador externa, porém, sua preocupação com as exceções à alíquota. “No final do dia, não tem café da manhã, almoço ou jantar grátis. A sociedade precisa saber quanto custa, pois quem vai pagar é o contribuinte”, defende Braga.

Coluna Estadão

Por Roseann Kennedy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp