Bem na foto

A advogada Daniela Teixeira é indicada para STJ, que deverá ter 7 mulheres e 26 homens

Advogada foi comunicada de que o presidente Lula assinou a sua indicação nesta terça-feira (29)

Candidata mais votada para integrar a lista sêxtupla definida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Daniela já era a favorita para assumir o posto, que foi aberto após a aposentadoria do ministro Felix Fischer.Foto:Terra

A advogada Daniela Teixeira foi avisada na tarde desta terça-feira (29) que o presidente Lula (PT) assinou a sua nomeação para a vaga de ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A informação foi publicada pelo jornal O Globo e confirmada pela Folha.

Ela era a única mulher na lista de três nomes da advocacia escolhidos pelos ministros do STJ para que Lula fizesse a indicação para ocupar uma das vagas na corte.

Com a indicação de Lula, Daniela ainda deverá passar por aprovação do Senado.

A lista de candidatos da advocacia feita pelo STJ também tinha os nomes de Luiz Cláudio Allemand e Otávio Rodrigues Júnior.

A corte terá um total de 33 ministros. Se Daniela for aprovada pelo Senado, 7 deles serão mulheres.

A advogada Daniela Teixeira, indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem mais de 20 anos de atuação e é próxima a integrantes do grupo Prerrogativas. Teixeira era a única mulher na lista tríplice enviada a Lula pelo tribunal. A indicação ainda precisa ser confirmada pelo Senado.

Teixeira, de 51 anos, é formada na Universidade de Brasília (UnB) e tem mestrado em Direito Penal no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), além de especialização em Direito Econômico e Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na disputa pelo STJ, ela teve o apoio do Prerrogativas, grupo de advogados que tem proximidade com o governo federal. Teixeira já foi conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por dois períodos, além de vice-presidente da ordem no Distrito Federal.

A advogada defendeu investigados na Operação Lava-Jato, como Jacob Barata Filho, empresário do ramo de transportes do Rio de Janeiro, e João Cláudio Genu, ex-tesoureiro do PP.

LEGENDA – A advogada Daniela Teixeira – Mathilde Missioneiro – 6.mar.2023/Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp