Bem na foto

Hoje tem ‘Hora do Mamaço’ no Parque do Mindú

O evento que quer conscientizar sobre aleitamento materno será realizado sábado no Parque Municipal do Mindu, localizado na Rua Domingos José Martins, S/N, Parque Dez de Novembro

Como parte da Campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2023), o Ministério da Saúde adotou como tema ‘Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham – (Foto: Divulgação)

A Rede de Mães Amazonas realizará neste sábado (26), das 8h às 12h, a edição de 2023 da ‘Hora do Mamaço’,com o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno e discutir os direitos fundamentais que as mães que amamentam necessitam ao retornar ao trabalho. Este evento anual encerrará as comemorações do Agosto Dourado deste ano

Como parte da Campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2023), o Ministério da Saúde adotou como tema ‘Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham’. Para o evento em Manaus, a Rede de Mães Amazonas conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Comitê de Aleitamento Materno do Amazonas, Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren/AM), Associação Brasileira De Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras Do Amazonas (Abenfo/AM), ADRA Brasil, Sociedade Amazonense de Pediatria (SAPED),Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Centro Universitário do Norte (Uninorte) e Faculdade Martha Falcão.

A programação do evento inclui uma série de atividades gratuitas, como atendimentos de psicologia, serviços de saúde, estande de vacinação, dança mãe-bebê, oficina de maracatu e roda de conversa. A roda de conversa intitulada “Amamentação e Mães que Trabalham” contará com a participação da Bemol, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e de mulheres atuantes no cenário político, como Anne Moura, além da psicóloga Viviane Verçosa e a fotógrafa Aline Fidelix.

Dentre as atividades propostas, a Rede Mães Amazonas também apresentará a “Carta de Compromisso para Ações de Apoio ao Aleitamento Materno”. A fundadora da Rede, a advogada Alessandrine Silva, destaca que a carta busca formalizar um compromisso público e institucional de incentivo à amamentação. Ela observa: “O objetivo é levar adiante a causa da amamentação como um direito sério que requer o comprometimento tanto de entidades públicas quanto de empresas privadas.”

Fernanda Priscilla, mobilizadora social da Rede, enfatiza que o evento visa conscientizar a sociedade, o setor público e privado. Ela explica: “Desejamos que os empregadores compreendam que as mulheres que amamentam contribuem para o desenvolvimento social, não apenas promovendo a saúde e o bem-estar das crianças, mas também reduzindo os impactos da indústria alimentícia e da cultura do desmame.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp