Suframa

Bosco leva a Suframa à Manacapuru para apresentar os incentivos de industrialização para o interior do Amazonas

Plano do superintendente da Suframa é divulgar, no interior do Estado, as oportunidades da Lei de Informática, dos incentivos fiscais da Amazônia Ocidental e das possibilidades de industrialização, por meio da utilização de matéria-prima regional, começou nesta sexta-feira (25), em Manacapuru

Polos pesqueiros, madeireiro e cerâmico foram ressaltados como grandes potenciais que podem receber apoio técnico para crescer ainda mais no município (Fotos: Isaac Júnior/Suframa)

O município de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus) recebeu, nesta sexta-feira (25), a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento no Amazonas. A atividade foi realizada na Faculdade ITPAC – Afya, como parte do plano da Suframa de divulgar, no interior do Estado, as oportunidades da Lei de Informática, dos incentivos fiscais da Amazônia Ocidental e das possibilidades de industrialização, por meio da utilização de matéria-prima regional.

O evento foi aberto pelo superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva, e teve as presenças de autoridades de instituições que foram parceiras na missão como o prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo; a vice-prefeita, Valcileia Maciel; o deputado federal, Sidney Leite; o deputado estadual Cristiano D’Ângelo; o diretor de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Massami Miki; o coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Jorge Valente; e o gerente-geral do Banco da Amazônia (Basa), Luiz Alberto Azevedo.

O apoio dado pelo município à realização do evento e a atuação conjunta entre Sudam, Basa e Sedecti, em prol do desenvolvimento regional, com extensão para o interior da Amazônia Ocidental, foram destacados pelo superintendente Bosco Saraiva, durante a abertura da jornada. “Viemos aqui para inaugurar um evento fundamental para a vida de todos nós e, por isso, precisamos estar conectados com o universo dessas pessoas, especialmente dos empreendedores que investem para gerar emprego e renda. Na cabeça da Suframa atualmente, no seu competente corpo técnico e científico, reina a necessidade de promover a integração regional, e nós estamos efetivamente no curso dessa missão. Primeiramente, com a regionalização do desenvolvimento, que já atendeu aos estados do Amapá e Roraima, e que em setembro estará no Acre. E agora aqui em Manacapuru, com o apoio da prefeitura local, a quem só temos a agradecer pela receptividade e o sucesso do evento”, frisou o superintendente.

Os polos pesqueiro, madeireiro e cerâmico foram ressaltados como grandes potenciais que podem receber apoio técnico para crescer ainda mais no município. “Isso faz parte do programa do governo federal para que a gente possa levar as informações nos lugares mais longínquos e integrar esses comerciantes, esses empresários aos incentivos oferecidos pela Suframa, pela Sudam e pelo Basa”, ressaltou Bosco Saraiva.

Informações

A programação começou por volta de 14h30 e foi encerrada no início da noite, com uma sequência de palestras proferidas por técnicos da Suframa, pelo coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais da Sudam, Jorge Valente, e pelo gerente-geral do Basa, Luiz Alberto Azevedo.

Os empreendedores presentes também puderam tirar dúvidas, junto aos palestrantes, sobre assuntos como incentivos fiscais; recursos de projeto de pesquisa e desenvolvimento da ZFM aplicados à Amazônia Ocidental e Amapá; apresentação de projetos; ações de interiorização executadas por meio de transferências de recursos da União; cadastro e compra nacional e importada com incentivo fiscal.

Tanto o prefeito Beto D’Ângelo quanto o deputado Sidney Leite elogiaram a iniciativa da Autarquia e a relevância em levar informações que, segundo eles, são fundamentais no processo de interiorização do desenvolvimento.

Também foram socializadas informações relacionadas à interiorização dos benefícios da Suframa para as empresas, à utilização de maneira assertiva (direta e compreensível) dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), e às oportunidades para investimento.

Financiamentos

Para o agricultor familiar Ivaldo Carlos Mendonça, conhecido como Maranhão, o evento foi positivo, particularmente na questão dos financiamentos. “Gostei muito das palestras. Como eu trabalho com gado leiteiro e tenho 15 cabeças de gado, a ideia é ampliar o negócio. Vou conversar com a minha esposa sobre isso”, disse o morador do município.

Receba mensagem no WhatsApp