Brasil

Lula queixa-se e agenda na África é definida por dores na perna

Presidente está evitando escadas e passa pouco tempo em pé; deve passar por cirurgia ainda neste ano para inserir prótese no fêmur

As dores de Lula são resultado de uma inflamação na articulação entre o osso do fêmur da perna direita e a bacia de Lula – Foto:Reprodução TV Brasil

A agenda pesada de Lula (PT) na África está sendo moldada à dificuldade do presidente em passar longos períodos em pé. O petista queixa-se de incômodos na perna durante o tour no continente africano, onde participa da cúpula dos Brics e visita três países.

A desgastante viagem de 10h até Joanesburgo, na África do Sul, foi especialmente penosa. Segundo relatos da comitiva do presidente, Lula teve que passar por uma sessão de alongamento durante o voo para amenizar as dores. Dois médicos estariam à disposição do presidente.

Assessores do Palácio do Planalto têm priorizado a agenda de Lula em locais sem escadas e compromissos em que o petista não tenha que ficar muito tempo em pé.

As dores são resultado de uma inflamação na articulação entre o osso do fêmur da perna direita e a bacia de Lula. A artrose na cabeça do osso deve ser retirada e uma prótese será inserida. O procedimento é considerado simples, mas deve tirar o petista de circulação por uma semana.

Ainda não há data para a cirurgia, mas a expectativa é que ela seja realizada em outubro. Lula ainda tem a cúpula do G20 para participar em meados de setembro. Após isso, a “agenda internacional” do presidente terá um hiato até novembro, quando participa da COP28, nos Emirados Árabes Unidos.

Só em 2023, Lula já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha, Reino Unido, Japão, Itália, França, Vaticano, Colômbia, Bélgica e Paraguai. Na África, além da África do Sul, visitará Angola, Cabo Verde, além de São Tomé e Príncipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp