Política

Lula embarca para a África do Sul para reunião da cúpula dos Brics

Bloco formado Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul terá a primeira reunião presencial da cúpula desde o fim da pandemia

Presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin na base aérea de Brasília neste domingo — Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou no começo da noite deste domingo para a África do Sul onde participa da Cúpula dos Brics, que ocorre em Johannesburgo entre 22 e 24 de agosto. O bloco formado Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul terá a primeira reunião presencial da cúpula, no pós-pandemia.

Em entrevista ao jornal sul-africano “Sunday Times”, Lula comentou a ausência do líder russo nas discussões da próxima semana em Johannesburgo. Putin será representado pelo seu chanceler, Sergey Lavrov:

— Lavrov é um diplomata muito importante e experiente, mas seria muito importante que a Rússia participasse desta reunião com seu presidente. Vamos discutir importantes questões globais, como a paz e a luta contra desigualdade, e eu gostaria muito de poder discuti-los pessoalmente com o presidente Putin — disse Lula.

Desde retornou ao Palácio do Planalto, o presidente decidiu dar protagonismo à política externa e, desde janeiro, já passou por 16 países. No término do roteiro à África, serão pelo menos 19. Até 28 de agosto, o presidente também fará uma visita de Estado a Angola e a São Tomé e Príncipe, para reunião com a cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na Angola, Lula deverá ficar dois dias. Lula terá um encontro bilateral com o presidente João Lourenço. O presidente deve discursar na Assembleia Nacional de Angola, e participar de um seminário sobre desenvolvimento econômico. Lula estará presente em um painel sobre um projeto agrícola que o Brasil tem desenvolvido em cooperação com Angola.

São esperados 60 empresários brasileiros para um encontro sobre possibilidades de negócios entre os dois países. Na lista estão empresas dos setores de alimentos, farmacêutico, máquinas e equipamentos agrícolas, serviços de engenharia e construção e serviço de aviação.

Em meio às indefinições da reforma ministerial, Lula está acompanhado de apenas três ministros. Integram a comitiva de Lula rumo a Joanesburgo os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Anielle Franco (Igualdade Racial).

Receba mensagem no WhatsApp