Cúpula da AmazôniaDestaque

Lula em Belém para a Cúpula da Amazônia com uma trilha sonora de carimbó, ritmo paraense

O presidente Lula chegou a Belém na tarde desta segunda-feira (7). Na capital, ele participa da Cúpula da Amazônia, que reúne líderes dos países amazônicos para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável da região na terça (8) e quarta-feira (9)

Com uma trilha sonora de carimbó, ritmo paraense, Lula publicou um vídeo da sua chegada no aeroporto

“Cheguei, Belém, disse o presidente. A partir de terça me encontrarei com os presidentes dos países amazônicos para discutir a preservação e desenvolvimento da nossa floresta “, informou o presidente em uma rede social.

Acompanhando da primeira dama primeira-dama Janja da Silva, o presidente pousou no aeroporto Val-de-Cans onde foi recebido pelo prefeito da capital, Edmilson Rodrigues (Psol). Ele foi direto para um hotel.

No local, Lula teve reunião com a Secretária-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira Lópezal de Cans.

O fortalecimento da OTCA deve estar na pauta das reuniões entre as autoridades na Cúpula.

O presidente também se reuniu nesta segunda-feira (7) reunião bilateral com a Presidenta da República do Peru, Dina Boluarte.

Entre os tópicos de discussões na Cúpula, a partir de terça, além da OCTA e políticas públicas amazônicas, deve estar também a definição de uma meta conjunta para a redução do desmatamento entre esses países.

No encontro, os presidentes devem avaliar também documentos elaborados durante o Diálogos Amazônicos, realizado de sexta (4) a domingo (6) também em Belém em que ministros, outras autoridades além de sociedade civil debateram temáticas ligadas à região, como melhoria de políticas públicas, proteção de povos originários, mercado de carbono, consumo energético, além de garimpo ilegal e desmatamento.

Além de presidentes da região Amazônica, outros países, como a Noruega, confirmaram presença.

Para o governo do Pará, os diálogos Amazônicos, chamado de pré-Cúpula, já foi uma espécie de teste para a Cop 30. Realizar a Cúpula em Belém reforça o teste e a liderança do Brasil na geopolítica amazônica.

O governador do Pará, Helder Barbalho, falou sobre este protagonismo brasileiro ao fazer um balanço sobre ao Diálogos Amazônicos.

“Uma coisa é o Brasil fazer esse chamamento, outra coisa é o Brasil liderar um movimento de oito países que possam envolver logo outros que têm a mesma pressão global de responsabilidade sobre as mudanças climáticas”, disse.

Antes de vir a Belém, o presidente passou por Santarém, no Oeste do estado, onde inaugurou a infovia e também assumiu compromisso de concluir asfaltamento da BR-163, que liga Santarém a Cuiabá (MT). O presidente também visitou o Navio Hospital Escola Abaré, ligado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp