Política

Ministros do Nordeste, que já tem participação recorde no governo, podem superar os do Sudeste

Os favoritos desses partidos do Centrão para ingressar no primeiro escalão são os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). A proporção de ministros nordestinos hoje já é a maior desde a redemocratização. Reduto petista, a região foi a única em que Lula venceu Jair Bolsonaro em todos os estados no ano passado

O deputado Silvio Costa Filho,(REpublicanos-PE) é cotado para ingressar no governo Lula na cota do Centrão – Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ontem que abrirá espaço ao PP e ao Republicanos em seu governo, o que pode fazer com que o número de representantes do Nordeste na Esplanada iguale ou supere os do Sudeste. Os favoritos desses partidos do Centrão para ingressar no primeiro escalão são os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). A proporção de ministros nordestinos hoje já é a maior desde a redemocratização. Reduto petista, a região foi a única em que Lula venceu Jair Bolsonaro em todos os estados no ano passado.

Atualmente, 13 dos 37 ministros têm como reduto político o Nordeste, ou seja, 35%. A região só perde em representação na Esplanada para o Sudeste, com 15 titulares. Caso Fufuca e Costa Filho sejam confirmados em vagas de ministros de outra região, a proporção do Nordeste no primeiro escalão será de 41% e pode igualar ou superar o número de pastas dirigidas por políticos do Sudeste.

Nos desenhos estudados para a minirreforma ministerial, o único nome do Nordeste que está na mira é o da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. O mais provável, no entanto, é que ela seja remanejada para outra pasta, já que o governo tem sido pressionado a não diminuir a representação feminina no primeiro escalão. Já o titular do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, do Piauí, responsável pelo Bolsa Família, estava na mira do Centrão, mas foi blindado por Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp