Política

Pesquisa aponta vantagem para Orlando Nogueira na pesquisa para prefeito de S. Gabriel da Cachoeira

Cláudio Pontes (ex-candidato a prefeito) vem logo a seguir com 4,8 pontos % – o que significa um potencial de 1037 votos

Orlando Nogueira e Cláudio Pontes,lideram pesquisa da Perspectiva nas intenções de votos em São gabriel da Cachoeira -Imagem – PZF/Manaus

A empresa Perspectiva Mercado e Opinião, do empresário Durango Duarte, acaba de divulgar levantamento para prefeitura de São Gabriel da Cachoeira nas eleições de 2024.

A publicação de intenções votos divulgados nesta terça-feira (18) mostra que empresário do ramo de combustíveis na cidade e ex-vereador, Orlando Nogueira, tem a preferência dos entrevistados da equipe de Durango na zona urbana da cidade.

Espontânea e Estimativa de votos

No levantamento espontâneo realizado com 280 entrevistados o resultado é o seguinte –

 Orlando Nogueira, 5,3% – o que representa potencial de 1153 votos- Cláudio Pontes (ex-candidato a prefeito) com 4,8 pontos % – o que significa um potencial de 1037 votos,

Eliane Falcão (vice-prefeita) 0,3%

Edinho (ex-candidato a prefeito) 0,8%

Jacilene (ex-esposa do prefeito) 0,2%,

Éder Lopes (presidente da Câmara) 0,8% – Foi o vereador mais votado em 2022 

Marivelton (FOIRN) 0,1%.

Na pesquisa estimulada há variações de números, com isso há alteração na posição dos pré-candidatos:

Orlando Nogueira com 29%

Cláudio Pontes, com 28,2%.

Os outros nomes que pontuaram no levantamento da Perspectiva:

Eliane Falcão (7,3%),

Edinho (4,5%),

Jacilene (3,8%),

Eder Lopes (3,3%)

Marivelton (0,8%).

A margem de erro é de 5,9%, para mais ou para menos

Comentário de Amilton Gadelha

Amilton Gadelha é professor e ex-prefeito de São Gabriel da Cachoeira

UM OLHAR sobre a primeira pesquisa, realizada pela empresa Perspectiva, sobre as intenções de voto para Prefeito em São Gabriel nas eleições de 2024. – Em primeiro lugar, é bom lembrar que todo pesquisa eleitoral é um “retrato” do momento, que oferece informações para os postulantes aos cargos políticos façam uma análise, façam um planejamento e estratégias para melhorar seus desempenhos. Existem alguns requisitos necessários para quem pretende se habitar para essa disputa: 1. Conhecer e Ser Conhecido na região; 2. Ter uma bandeira de luta que contagie adeptos (grupo) nesse projeto para fazer chegar no coração do Povo; 3. Ter uma sigla partidária que não leve pernada depois; 4. Ter recursos para a logística. Existem outros, é lógico. Outro desafio é convencer

O Protagonismo político partidário, de fato, não é para todos, porém não é proibido, é garantido na nossa constituição para todos os gêneros, cor, religião, naturalidade etc.

Segundo o intelectual Alemão Bertold Brecht, o pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos da sociedade.

Dito isto, o “retrato” das intenções de votos para Prefeito em 2024, segundo a pesquisa, apresenta o seguinte quadro:

A oposição ao Prefeito atual, somam 66% das intenções de votos, na cidade, com destaque para o Empresário e Ex-Vereador Orlando Nogueira, com 29% das intenções de votos, seguido por Cláudio Pontes, Contador, com 28%, dentre outros da oposição. Em resumo, isso representaria cerca de 12.000 votos hoje, na sede do município, considerando um eleitorado de 18.000.

Já a situação teria pouco mais de 11% dos votos, liderada pela Vice-Prefeita Eliane, que representa cerca de 2.000 votos. Fora os indecisos e os que provavelmente anularão os votos.

Uma outra questão, na cidade, é qual será o poder de transferência de votos que o Prefeito Curubão terá. A pesquisa aponta que ele têm 53% de aprovação. É uma incógnita.

Outra indagação: Em que estrato da sociedade se concentra o potencial de voto da oposição e da situação?

Com referência ao interior, que não foi objeto da pesquisa, o prefeito conseguirá transferir votos suficiente para recompor a diferença na cidade? Em quais regiões?

O Movimento indígena terá candidatura própria ou fará composição com um desses dois grupos, que em tese, terá mais probabilidade de ganharem às eleições.

Por enquanto é isso, retornamos depois.

Facultado o contraditório.

Amilton Gadelha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp