AmazonasDestaque

Prosai Parintins reúne Governo do Amazonas, BID e Prefeitura de Parintins em missão análise para urbanizar entorno da Francesa

O Prosai Parintins vai urbanizar a área no entorno da Lagoa da Francesa, região com risco de alagação nos períodos de cheia. O projeto contempla obras de saneamento básico, que irão resolver problemas ambientais, urbanísticos e sociais da região

As reuniões acontecem na Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão ligado à Sedurb, responsável pela execução do Prosai -Fotos: Tiago Corrêa / UGPE

Técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), representantes e consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e equipes da Prefeitura de Parintins estão reunidos desde ontem (17/07), e vão até sexta-feira (21/07), para a Missão de Análise do Programa de Saneamento Integrado (Prosai), executado no município.

As reuniões acontecem na Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão ligado à Sedurb, responsável pela execução do Prosai. O objetivo da Missão, de acordo com o secretário da Sedurb, engenheiro civil Marcellus Campêlo, é aprofundar o conhecimento de toda a documentação técnica produzida no atual estágio de preparação do programa, visando consolidar uma Proposta de Desenvolvimento da Operação (POD).

O documento, disse ele, será levado à diretoria do BID, para avaliação e aprovação, antes da assinatura do contrato de empréstimo de financiamento.

O secretário Marcellus Campêlo destaca que a Missão é um dos passos fundamentais em programas que contam com financiamento do banco.

Desenvolvido pelo Governo do Amazonas, o Prosai Parintins vai urbanizar a área no entorno da Lagoa da Francesa, região com risco de alagação nos períodos de cheia. O projeto contempla obras de saneamento básico, como água, esgoto sanitário, habitação, drenagem, mobilidade urbana, construção de parques urbanos e outros equipamentos públicos, que irão resolver problemas ambientais, urbanísticos e sociais da região.

Ao todo, as ações de reassentamento vão beneficiar 5.385 moradores. Serão retiradas 832 famílias das áreas de alagamento, com a construção de dois parques residenciais, com 504 unidades habitacionais.

As obras vão impactar diretamente a área às margens da Lagoa da Francesa, abrangendo os bairros Castanheira, Centro, Francesa, Palmares, Santa Clara e Santa Rita. A abrangência do Prosai, entretanto, vai além das áreas de intervenção, já que vai valorizar o turismo na cidade, gerar empregos e levar água tratada para 100% da cidade.

O Prosai Parintins receberá investimentos de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo BID, e a contrapartida estadual de U$ 17,5 milhões.

“Vários itens serão avaliados: os projetos de infraestrutura, mudanças climáticas, aspectos socioeconômicos e financeiros do Estado. Assim como, os órgãos que serão objeto de fortalecimento institucional na Prefeitura de Parintins, responsáveis por conservar e manter os investimentos, ao final das obras”, ressaltou.

Durante os cinco dias de Missão, serão preparados documentos importantes para a execução do Prosai, entre eles; o Planejamento Executivo do Programa (PEP), a matriz de resultados e todos os anexos técnicos que vão compor a Proposta de Desenvolvimento da Operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp