Últimas Notícias

Manaus vai fazer inovações tecnológicas e utilizar drones para monitorar em tempo real as viagens da frota de ônibus coletivo

Prefeitura diz que iniciativa visa otimizar a operação das linhas de ônibus, situações de desvio de rota e em casos de grandes eventos

Terminal de passageiros da Constantino Nery – (Foto:Altemar Alcântara – IMMU)

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), acabam de firmar parceria para fazer inovações tecnológicas, cujo objetivo é   fazer funcionar monitoramento em tempo real das viagens.

O Sinetram mobilizou fiscais de linhas que foram posicionados nos principais terminais e pontos finais das estações de bairros, munidos de tablets com um programa especialmente desenvolvido para acompanhar toda a movimentação dos ônibus em tempo real. Além da posição, imagens dos veículos e a circulação nos terminais também são geradas pelo software.

Os fiscais são responsáveis por monitorar os horários de chegada e saída dos ônibus, bem como a quantidade de passageiros que embarcam em cada linha e aqueles que esperam nos terminais.

Para o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, dados como esses vão permitir responder dinamicamente às demandas dos passageiros. “Se observarmos, por exemplo, um acúmulo de passageiros em um determinado terminal, podemos aumentar o efetivo para aquele horário. Ou, em caso de uma pane em um veículo, podemos prontamente enviar um substituto.

César Tadeu, presidente do Sinetram, enfatizou que essa inovação permite que, em tempo real, se tenha a situação exata de cada terminal e veículo, um avanço significativo para a gestão do transporte público em Manaus. Essa tecnologia possibilitará uma tomada de decisões rápida e precisa, favorecendo a eficiência operacional e a satisfação dos usuários.

Uso drone

Outra implementação de tecnologia avançada para ajudar no monitoramento da frota de ônibus, foi a aquisição de drone que terá o recurso a ser utilizado especialmente em casos de grandes eventos e situações de desvio de rota. Com as imagens aéreas já é possível ter uma amplitude do trânsito e se preciso, até solicitar um desvio que não comprometa a rota do motorista, a central que acompanha o monitoramento, informa aos fiscais e eles autorizam o condutor a realizar a alteração no itinerário, porém sem prejuízos aos passageiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp