Ir para o conteúdo
Suframa

Programa executado pela Softex gerou 468 empregos e capacitou mais de 2,7 mil profissionais em cinco estados da região

“É um programa prioritário que faz parte da agenda da Suframa, dos recursos de PD&I, coordenado pela Softex, voltado ao empreendedorismo inovador. Hoje realizamos a prestação de contas dos recursos investidos neste programa”, afirmou o superintendente Bosco Saraiva


Apresentação de resultados

A Softex realizou nesta terça-feira (9), na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Demo Day “Amazônia: potência viva em Inovação” do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI). O evento teve como objetivo apresentar resultados, produtos e impactos de projetos financiados com recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) oriundos da Lei de Informática. A iniciativa reuniu gestores públicos, representantes da indústria e instituições executoras.


Compromisso institucional

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou o papel estratégico do programa na política de desenvolvimento regional. “É um programa prioritário que faz parte da agenda da Suframa, dos recursos de PD&I, coordenado pela Softex, voltado ao empreendedorismo inovador. Hoje realizamos a prestação de contas dos recursos investidos neste programa”, afirmou.

O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, ressaltou a importância dos investimentos para fortalecer o ecossistema de PD&I. “Queremos continuar desenvolvendo o ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação, trazendo soluções para dentro das nossas operações”, declarou.


Inovação com impacto social

A procuradora federal pela Suframa, Diana Azin, defendeu a inovação como ferramenta de transformação social. “O empreendedorismo é uma ferramenta importante para reduzir a vulnerabilidade e enfrentar a violência contra a mulher, especialmente na região Norte, e a Softex pode ser indutora identificando projetos e caminhos para essa construção”, afirmou.


Números expressivos

A coordenadora da Softex Amazônia, Emanuela Dias, apresentou os números consolidados do ciclo atual do programa. “Executamos mais de 41 projetos em cinco estados e 21 municípios, recebemos 211 propostas de planos de utilização de recursos, capacitamos mais de 2,7 mil profissionais e geramos 468 postos de trabalho diretos e indiretos, por meio de 11 investidores e 28 instituições executoras”, destacou.


Visão do ecossistema

Representando as entidades executoras, Cláudio Costa Fortier, da iRede, destacou a consolidação do ecossistema local. “Chegamos com o objetivo de colaborar com todo o ecossistema e ampliar nossa participação nos projetos de inovação da região”, declarou.

Pela indústria, Suelem Cabral, da ADATA, ressaltou a importância da aproximação entre empresas e projetos de inovação. “É importante estarmos neste espaço para fortalecer o ecossistema de inovação. Queremos seguir investindo em pesquisa, desenvolvimento e inovação, ampliando parcerias e levando as soluções desenvolvidas para dentro da nossa operação industrial”, disse.


Projetos apresentados

Durante a programação, foram apresentados projetos de instituições como CIDE, Fundação FPF Tech, Instituto Federal do Amazonas (Ifam), INDT, Iteam, Senac Amazonas, iRede e Venture Hub Manaus. Os temas abordados incluíram blockchain, inteligência artificial aplicada à indústria e à legislação educacional, internacionalização de negócios inovadores, empreendedorismo educacional, visão computacional para rastreabilidade industrial, formação de empreendedores de impacto, capacitação em gestão da inovação, desenvolvimento de software, microeletrônica e implantação de cultura de inovação em micro e pequenas empresas.

O evento também contou com um painel sobre como ampliar a absorção das soluções desenvolvidas pelo mercado e pela sociedade, além da apresentação consolidada dos resultados do PPEI.

Receba mensagem no WhatsApp