Universitários conhecem operações logísticas da região por meio do Programa Zona Franca de Portas Abertas

Fotos: Rosângela Alanís/Suframa
Um grupo de 32 estudantes dos cursos de Tecnólogo em Radiologia da Faculdade Metropolitana (Fametro) e de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), conheceu as operações logísticas da Zona Franca de Manaus durante visita técnica ao Porto Chibatão no último sábado (22). A atividade foi inserida no Programa Zona Franca de Portas Abertas, coordenado pela Suframa, em parceria com empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), que tem por objetivo apresentar à sociedade os processos produtivos, o sistema logístico e as pesquisas e desenvolvimento de produtos no ambiente em questão.
Nas instalações do Porto Chibatão, os estudantes tiveram, primeiramente, acesso à história do maior porto privado da Região Norte, e receberam informações gerais sobre a empresa, relacionadas aos trabalhos administrativos, logística, serviços de cabotagem. Em seguida, acompanharam as operações de armazenamento de contêineres e tiveram acesso ao píer, que se estende por 1.026 metros, com capacidade de carga estática de 40 mil TEUs.

Uma das curiosidades que despertaram a atenção dos alunos foi a solução inovadora de instalação de um píer flutuante em Itacoatiara, com 277,5 metros de extensão, projetado para operar em áreas de baixa profundidade. A iniciativa foi uma resposta aos desafios enfrentados no Estado do Amazonas em decorrência da estiagem em 2023 e 2024, em decorrência da crise climática, que tem se acentuado nos últimos anos.
Para a aluna Alzilene Pereira, do 8º período do curso de Engenharia Mecânica do Ifam Manaus – Centro, “a visita foi muito proveitosa, agregou muito conhecimento principalmente para uma matéria eu estou cursando de Máquinas e Transportes, e também, na área de Segurança do Trabalho, em que atuo”.
A professora Katchucia Lima dos Santos, da Fametro, destacou que a visita técnica foi superior às suas expectativas. “Não tínhamos ideia de como é complexa a logística para entrada e saída de produtos da Zona Franca. Além disso, a visita foi interessante porque pudemos ter uma noção mais detalhada de como é o processo de scaneamento dos conteineres”, destacou.

Thompson Cristian, aluno do 4º período de Radiologia da Fametro, disse que gostou de ver de perto as instalações, observar como funcionam as operações no complexo logístico do Porto Chibatão. “Foi uma incrível e espero participar de mais visitas como essa”.
Programa ZFPA
A visitação às instalações fabris é acompanhada por equipe especializada, que apresenta a história da empresa, os processos de produção, a tecnologia empregada, a forma de produzir e outras informações institucionais relevantes para os visitantes.
Os roteiros das visitas são elaborados por cada empresa individualmente, que estabelece as áreas a serem visitadas, os melhores dias e horários, quantidade de pessoas, indumentária necessária, restrições a registro de imagens e outros itens que julgar importante para que as visitas ocorram com o máximo de segurança.

Agendamentos
As solicitações para visitas devem ser feitas por organizações públicas ou privadas, tais como entidades de classe, instituições de ensino e pesquisa, agências de viagens, entre outros, por meio do formulário online (https://www.gov.br/suframa/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/capa/zf-de-portas-abertas/agende-sua-visita-no-zona-franca-de-portas-abertas) ou via e-mail (zf.portasabertas@suframa.gov.br).
