Suframa Promove Encontro sobre Sustentabilidade no Polo Industrial de Manaus
1º Encontro ZFM+ESG Discute Práticas Ambientais e Sociais na Amazônia

Na manhã de quinta-feira (27), a Suframa realizou o 1º Encontro ZFM+ESG: Jornadas Sustentáveis na Amazônia, no auditório da Autarquia. O evento, em parceria com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), teve como objetivo reunir representantes do setor produtivo para discutir práticas de meio ambiente, sociais e de governança no Polo Industrial de Manaus (PIM).
A Importância da Agenda ESG
Durante a abertura, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, enfatizou a relevância da agenda ESG como uma questão global. Ele anunciou que a Autarquia visa que, em dois anos, 70% das empresas ativas no PIM formalizem sua adesão ao programa ZFM+ESG, sendo que atualmente 37 indústrias já fazem parte da iniciativa. Saraiva defendeu que as visitas constantes às fábricas aumentam a sensibilidade dos servidores às demandas do setor e favorecem o compartilhamento de boas práticas de ESG, como a gestão de resíduos sólidos.

Difusão de Práticas Sustentáveis
O superintendente destacou que a disseminação das práticas de ESG se estende além da indústria. “Boas práticas das fábricas se espalham para a coletividade. Levei hábitos aprendidos nas indústrias para o meu bairro, Morro da Liberdade, e eles foram incorporados, por exemplo, na Escola de Samba Reino Unido”, compartilhou, citando atitudes simples, como a economia de água e energia.
Parceria com o Unicef
Durante o evento, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Suframa e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A parceria visa promover direitos de crianças, adolescentes e jovens na Amazônia, incentivar iniciativas de responsabilidade social corporativa, aumentar o intercâmbio de dados socioeconômicos e fortalecer projetos de impacto social no âmbito do ZFM+ESG.
Mesas-Redondas e Painéis
A programação do evento incluiu três mesas-redondas:
Mesa sobre Temática Ambiental: Com a participação de Silvana Aquino, da Visteon Brasil, e Mariana Barrella, da Tutiplast, foram apresentados cases de gestão de resíduos, eficiência energética, descarbonização e bioeconomia.
Mesa sobre Temática Social: Wendel Santos, da Impressora Amazonense (IMPRAM), e Cleyton Domingues, da Bemol, abordaram casos de impacto social, diversidade e inclusão, e bem-estar do colaborador.

Mesa sobre Governança: Mediado por Luiz Frederico Aguiar, da Suframa, o debate contou com Michelle Guimarães, da Navegam LOG, e Fernanda Rios, da DD&L, discutindo práticas de governança.
Além disso, foram realizados Painéis Soluções, onde empresas de certificação, consultoria e tecnologia apresentaram ferramentas e oportunidades para a implementação de práticas ESG no PIM.
