Ir para o conteúdo
Suframa

Participantes do 2° Encontro do Ecossistema de Inovação conhecem práticas industriais e tecnológicas da ZFM

Fotos: Suframa/Divulgação

Como parte da programação do 2° Encontro do Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá, promovido pela Suframa, cerca de 50 representantes de instituições públicas, privadas e acadêmicas participaram, na manhã desta sexta-feira (7), de visitas técnicas às fábricas da Samsung e Positivo, e ao Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) FPFtech. A atividade teve como objetivo proporcionar uma imersão prática no ambiente industrial e tecnológico da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Os participantes foram divididos em grupos conforme o perfil de atuação. Autoridades conheceram a linha de produção da Samsung, representantes das unidades regionais da Suframa, de ICTs e de universidades visitaram a FPFtech, e coordenadores de programas prioritários, representantes de empresas, startups e entidades de inovação estiveram na Positivo.

Na Samsung, os visitantes puderam acompanhar os processos produtivos de aparelhos celulares, televisores e equipamentos de ar-condicionado, além de receber explicações sobre práticas de gestão e inovação adotadas pela empresa. Para a professora doutora Leila Chagas de Souza Costa, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Estadual de Roraima, a experiência foi marcante.

“Achei uma iniciativa excelente para nós, enquanto universidade, conhecer o Polo Industrial de Manaus. Em Roraima, não temos um polo industrial e ficamos maravilhados com as propostas e os projetos. Parabenizo a Suframa por essa oportunidade que amplia nosso entendimento sobre a aplicação da Lei de Informática e o potencial regional”, destacou.

O grupo que visitou a FPFtech conheceu o portfólio de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da instituição, além das unidades de negócios como a WIT Incubadora, o BioAmazônia Tech Park, o Hawk Innovation Center e a área educacional composta pela Escola Tecnológica e pela Faculdade FPFtech.

“A visita à FPFtech foi enriquecedora. A infraestrutura e os projetos desenvolvidos mostram o grande potencial da instituição na área da inovação e colocam o Amazonas em destaque nacional”, afirmou Anusa Medeiros, Project Lead da empresa OpenSense.

Na Positivo, o grupo foi recebido por representantes da direção e acompanhou as etapas de produção de notebooks e terminais de pagamento (POS).

A visita incluiu uma apresentação sobre o funcionamento das unidades e os processos produtivos adotados pela empresa.

De acordo com o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, as visitas foram planejadas com o propósito de aproximar representantes de instituições públicas, privadas e acadêmicas do ambiente industrial e tecnológico em Manaus. “Queremos consolidar cada vez mais essa integração. Fomos aos estados por meio das Jornadas de Integração Regional e, agora, recebemos aqui representantes que puderam conhecer de perto as indústrias que aplicam os recursos da política de PD&I e uma ICT que exemplifica o potencial de inovação existente na Amazônia Ocidental e no Amapá”, afirmou.

As visitas fizeram parte da programação do segundo dia do evento, que reuniu autoridades, pesquisadores e representantes do setor produtivo em torno da discussão de políticas de fomento, fortalecimento de parcerias estratégicas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e apresentação dos avanços do setor produtivo e das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), principalmente, a partir dos incentivos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus.

Receba mensagem no WhatsApp