Ir para o conteúdo
Últimas Notícias

Beneficiado pela CBF, Manauara garante vagas e presidente do Manaus parabeniza: “Não tinha nada”

Mudanças da CBF colocam o Robô na Série D e na Copa do Brasil de 2026

Giovanni Alves, presidente do Manaus. — Foto: Larry Wilcox/ Rede Amazônica

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma série de mudanças no calendário nacional a partir de 2026, e o futebol amazonense foi diretamente beneficiado.

Entre as novidades estão o retorno da Copa Norte e a ampliação de vagas em competições nacionais: a Copa do Brasil passa de 92 para 126 clubes e a Série D de 64 para 96 times.

O Manauara, melhor representante do estado nas últimas duas edições da Série D, eliminado nas oitavas de final em ambas, mesmo sem garantir calendário pelas competições estaduais de 2025, acabou sendo favorecido pela reformulação.

O desempenho nacional recente e a posição da Federação Amazonense de Futebol (FAF), que deve subir do 16º para o 14º lugar no ranking de federações, asseguram ao time presença tanto na Série D quanto na Copa do Brasil de 2026.

A mudança no futebol nacional veio acompanhada de elogios do presidente do Manaus, Giovanne Alves, que destacou a coragem da CBF em reformular o calendário.

A nova estrutura também beneficiou o Manauara, rival do Gavião, que vinha de boas campanhas na Série D, mas ainda não havia conquistado vaga em competições nacionais para 2026 através do Estadual.

— Realmente estávamos no aguardo, porque o presidente Samir (Xaud), quando estivemos em reunião na CBF, falou que iria haver uma mudança para melhor. E hoje eu quero parabenizar o presidente Samir pela coragem e motivação que ele trouxe, junto com o Júlio Avelar, diretor de competições.

— É um calendário que abre novos espaços para clubes que ficavam sem competições no segundo semestre. Quero parabenizar também o Manauara, que não tinha nada (competições nacionais) para o ano que vem, e hoje estão felizes, com vagas na Série D e na Copa do Brasil de 2026.

Novo formato da Série D

Primeira fase: 16 grupos de seis clubes, com quatro avançando em cada chave.

Segunda fase: mata-mata com 32 confrontos.

Os 32 classificados da terceira fase garantem vaga na Série D do ano seguinte (exceto os promovidos à Série C).

Os quatro eliminados nas quartas jogam playoffs por duas vagas na Série C.

Os seis primeiros garantem acesso à Série C.

Campeão avança direto à terceira fase da Copa do Brasil.

Com isso, o Amazonas terá três representantes na quarta divisão em 2026: Manaus, Nacional e Manauara.

Receba mensagem no WhatsApp